Trabalho do Senac - Rio .

SENAC- RIO

Trabalho em Grupo. Alunos:
Karien, Viviane, Sandra, Denise e Rubem (Cinco integrantes)



Assunto:
Casamento Cigano: Curiosidades, Tradições e Rituais.

O casamento é uma das tradições mais antigas e veneradas deste povo conhecido por viver de forma livre e sem raízes profundas em alguma cidade. São eventos tradicionais, antigos e bem duradouros. As festas ciganas costumam durar um dia inteiro, e um casamento cigano segue o mesmo ritmo de eventos que podem durar dias de pura diversão. É uma festa bonita, tradicional, colorida e bem curtida mesmo!


No casamento tradicional cigano, o evento começa anos antes, pois este povo tem o costume de prometer a noiva à família do noivo quando ela mal entrou na adolescência. É uma forma de arranjo formal sim, uma união de famílias queridas. Há sim um interesse financeiro em posses, mas os laços e o bom relacionamento familiar conta bastante na promessa da noiva ao noivo.

O pedido de casamento é feito do noivo para o pai da noiva, alguns meses antes da festa ser marcada, de forma oficial e com uma festa para celebrar a futura união. Infelizmente, para este povo, o conceito da noiva ou sua vontade não contam para oficializar a união. Mas você acredita que casos em que a esposa abandona o seu marido são raros? Por haver sempre um laço fraternal, os casamentos costumam dar bem certo. Há ainda casais que não se conhecem até o dia do casamento, acredita? Nos tempos atuais e nos moldes ocidentais modernos, parece estranho de acreditar, mas esta tradição perpetua até hoje! Tradição varia de clã para clã Nem todo casamento cigano é mesmo igual. A tradição de como a cerimônia se realizará e a festa varia de povo para povo. Há quem comemore com uma pequena festa e há quem fique em um grande evento. Os costumes das roupas variam de acordo com o clã e não como o país, já que a cultura é mais ou menos única. A cerimônia de casamento cigano O casamento cigano é envolto de uma série de rituais, alguns já conhecidos e até comemorados de forma semelhante em outras culturas, e outros completamente novos. Toda a cerimônia dura três dias.

Preparativos são de responsabilidade da família do noivo, como a roupa da noiva, a festa de despedida de solteiro e todo o evento em si. A noiva, a grande atração da festa, deve só sentar mesmo e esperar quando se trata de organizar o evento. Bem diferentes dos nossos moldes, não é meninas? Seria ótimo se fosse assim por aqui, não? A noiva ia chegar ao evento muito menos cansada. O grande jantar Depois da noiva pronta e vestindo branco, o casamento começa com um jantar na casa da noiva. O noivo e seus parentes chegam ao evento cantando e dançando e sentam-se ao redor da mesa. Família dele e dela ficam em separado, mas conversando entre si normalmente. Eles então partem para uma negociação de dotes, promessas e pagamentos de dividas, tudo o que tiver de financeiro para resolver antes do grande momento. Mas noivos e noivas já estão prontos para o casório. A celebração Ainda na casa da noiva, a música recomeça depois do jantar e ela começa a dançar com o padrinho. Todos então partem para a igreja para celebrar a união de fato, prontos para a festa começar.

Ao contrário dos moldes ocidentais, os ciganos celebram na igreja apenas uma cerimônia intima e tradicional, com votos e costumes de entrada que lembram um casamento religioso tradicional. Por lá estão apenas os parentes, não é algo aberto para todo o povo. O resto do pessoal pode ficar esperando na grande festa da formação da nova família. A festa do casamento cigano Mesmo antes dos noivos chegarem, a festa de casamento já começou, com muita música e curtição. Todos os convidados devem vestir roupas tradicionais e muitas, muitas jóias, para adornar, com a maior quantidade de brilhos possíveis. Também devem usar roupas coloridas e vestes bem vibrantes. Não há uma regra da etiqueta para convidados de casamento, sendo apenas necessário mostrar glamour.

A festa segue por mais dois dias, já que o primeiro dia foi gasto com o jantar e a cerimônia. Durante todo o evento muito vinho e comida é servido à vontade, sem muitos moldes tradicionais como jantar e docinhos. Uma mesa farta deve ser abastecida constantemente e a festa segue sem descanso. Há quem diga que é um dos casamentos mais longos do mundo! O vestido de noiva cigano


O tradicionalismo pede às noivas ciganas usar vermelho, cor símbolo deste povo e com significados fortes, como amor e paixão. É uma cor intensa e, ao contrário de outras culturas mais modernas, não quer dizer vergonha, e sim glamour. Mas há grupos que adotam traje tradicional branco para ela. Os noivos, por outro lado, vestem roupas tradicionais ciganas com cores e adornos. Curiosidades sobre o casamento cigano tradicional Ciganos podem casar com outras pessoas? - Se forem ciganos de verdade, apenas as noivas podem não ser ciganas. Ou seja: um noivo cigano pode casar com uma mulher que não faça parte da tribo, mas uma cigana não pode se casar com um não cigano. Aliás, até pode, ela só vai deixar de ser cigana. Ciganos casam virgens – Outra curiosidade que geralmente envolve o casamento católico ou evangélico tradicional diz respeito à virgindade. Os ciganos não podem casar depois de terem envolvimento sexual, com o noivo ou outras pessoas. O corpo deve permanecer puro. Um dos costumes tradicionais é que a noiva prove a sua virgindade. Os indianos fazem isso também, mostrando a mancha de sangue no lençol de casamento assim que a noite de núpcias finalizar. Caso a virgindade não seja provada, a noiva pode ser devolvida aos pais e o noivo receberá uma gorda indenização. A lua de mel acontece apenas três dias depois – como as festas de casamento ciganas costumam durar milhares de dias, noivo e noiva podem apenas consumar o casamento três dias depois. Durante os dias depois do evento, a noiva está se dedicando aos convidados do evento, e não vai ficar a sós com o marido. Isso acontece apenas na noite do terceiro dia.

Fotos de casamento cigano:


Fotos de casamento cigano





Como é feito um casamento cigano


Cerimônia de casamento cigano


Modelos de vestidos de noiva ciganas antigos


Celebração de casamento cigano

Ritual da festa de casamento cigano

Festas ciganas em para celebrar o casamento


Modelos de vestidos de noivas ciganas

PESQUISA EM GRUPO: CASAMENTO CIGANO E SUAS TRADIÇÕES E RITUAIS. SENAC - RIO DE JANEIRO/BRASIL " 2015/11/26"

Um comentário:

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...