GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook.eddie murphy




Visitantes do Parque dos Atletas conhecem produção agrícola do interior

Simulador desenvolvido pelo programa Rio Rural monitora em tempo real as práticas sustentáveis


A recuperação de uma mata ciliar e o plantio em curva de nível, que evita a erosão do solo, realizados em uma pequena propriedade rural no estado, distante cerca de 160 quilômetros da capital fluminense, podem ser acompanhados em tempo real, durante a Rio+20, no Pavilhão do Governo do Estado, no Parque dos Atletas. As imagens são transmitidas para um simulador, desenvolvido pelo programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, que permite projetar os impactos das boas práticas agrícolas e de conservação ambiental.

A ferramenta interativa tem como objetivo tornar o conhecimento técnico mais acessível, não só aos produtores, mas também aos estudantes, profissionais e ao público em geral. A ideia é mostrar a importância da adoção de técnicas agrícolas sustentáveis para harmonizar a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente.

– Além da proposta educativa e de conscientização, o simulador permite dar visibilidade e transparência às ações do Rio Rural, programa desenvolvido com recursos do Banco Mundial e do governo estadual, no qual serão investidos US$ 300 milhões até 2018, em 366 microbacias hidrográficas em todo o estado – disse o secretário de Agricultura, Alberto Mofati.

O projeto-piloto do simulador tem câmeras instaladas na propriedade do pequeno agricultor Juracir Nogueira, na microbacia do Rio Bengalas, em Teresópolis. As imagens captadas revelam que a família, que produz hortaliças e foi atingida pelas chuvas de 2011, já usa técnicas ambientalmente adequadas na lavoura.