Pular para o conteúdo principal

Audiência Pública em Caxias discute as obras da BR 040


REPÓRTER. RUBENN DEAN 
MAT.ABR.2013/0143
DRT.33.689-1RJ

Audiência Pública em Caxias discute as obras da BR 040


Os vereadores Roni Medeiros (PTB) e Luizinho Sorriso (PROS) representaram a Câmara Municipal de Petrópolis em audiência pública realizada, na última quinta-feira, em Duque de Caxias que tratou das obras da Concer na BR 040.

Como em todos os eventos que a Concer participa, foi exibido um vídeo institucional com a previsão de como a obra ficará depois de pronta. Em seguida, a Câmara de Duque de Caxias respondeu ao vídeo, com uma produção própria, mostrando moradores das comunidades que ficam ao longo da Rodovia 040.

No vídeo, moradores reclamavam dos engarrafamentos, da falta de segurança na travessia de pedestres e da mudança da praça de pedágio. O vídeo também questionou se a empresa realmente está preocupada com o conforto e a segurança dos usuários e ainda quais seriam os benefícios concretos de uma obra a qual a população ainda tem muitas dúvidas. Outro questionamento foi a respeito do repasse de verbas de aproximadamente 721 milhões de reais pelo Governo Federal à empresa.

Em seguida, foi aberta a palavra para os moradores presentes e que lotavam o plenário da Câmara. A principal reclamação foi a questão de pagamento de pedágio por parte dos moradores do município que querem circular dentro da cidade.

Os vereadores da cidade também mostraram indignação. Para a vereadora duque-caxiense Fatinha (PP), “apenas tenho a lamentar a ausência de Pedro Jonsson. Petrópolis fez a mesma audiência e o senhor presidente da Concer não foi. Mas quando a Alerj fez a audiência, ele foi. É uma falta de respeito com os municípios em que a rodovia passa”.

O vereador Roni usou a tribuna para defender os direitos de Petrópolis. Para o vereador, “a luta dos dois municípios são parecidas, pois os problemas causados pela Concer são bem parecidos e o papel dos vereadores é defender o povo”. Ainda segundo Roni, “precisamos saber de quanto será o aporte do Governo Federal e ainda como ficará o valor do pedágio. Para piorar a situação, não existiu o estudo do aqüífero, de onde será furado o túnel, que é um dos maiores bens de Petrópolis, já que a cidade é conhecida pela qualidade de sua água. Além disso, os municípios devem juntar esforços para cobrar da ANTT a formação e o funcionamento da Comissão Tripartite, que até hoje não tivemos respostas”.

A Comissão Tripartite é uma comissão formada por membros da sociedade civil, da empresa e do governo e que acompanha as obras e os serviços da Concer, com a capacidade de fiscalização. Roni também lembrou que “a empresa não tem se esforçado para chegar a uma solução para a ligação Bingen-Quitandinha”.
O gerente de engenharia da Concer, Alcimar Penna, respondeu às perguntas da população de Caxias e falou rapidamente da ligação Bingen-Quitandinha. O engenheiro declarou, “como a gente sempre fala, essa obra só será possível após a conclusão do túnel”. Já em relação à Comissão Tripartite apenas sinalizou que o processo está em andamento na ANTT. E não deu esclarecimentos a respeito do aqüífero.

Quanto ao valor do pedágio, Penna esclarece que o aporte financeiro do Governo Federal é justamente para manter o valor do pedágio, atualmente em oito reais para carros de passeio.

jornalista . rubenn dean
tel021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
twitter@rubenndeanpaulalw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do Ministério do Turismo mostra que aumenta o número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

REPÓRTER. RUBENN DEAN PAUL ALWSMATÉRIA DE HOJE.MAT.ABR.2014/0143DRT.33.689-1RJJovens querem viajar sozinhos, revela pesquisaEstudo do Ministério do Turismo mostra que aumenta o número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

Os brasileiros estão mais empenhados em viajar sozinhos. É o que mostra uma pesquisa do Ministério do Turismo que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. O percentual atingiu 17,7% dos brasileiros que pretendem viajar. Em fevereiro do ano passado, esse valor era de 13,1%.
O aumento ocorre em todas as faixas etárias, sendo mais acentuado entre os turistas de até 35 anos, grupo que registrou alta de dez pontos percentuais. A pesquisa não revela as razões pelas quais a turma dos viajantes solitários ganha cada vez mais adeptos, mas a independência financeira das mulheres é uma das razões apontadas por especialistas.
Também chamou a atenção o fato de os turistas jovens aderirem cada vez mais a hospedagens n…

RADIO MUSICAL PETROPOLIS RJ 91.1 FM .... JORNAL DIARIO DE PETROPOLIS RJ LTDA ... JORNALISTA/APRESENTADOR/LOCUTOR/REPORTE...RUBENN DEAN PAUL ALWS

Governo busca evitar combinação de preços para Copa do Mundo 2014
O sigilo dos preços para as obras da Copa do Mundo Fifa 2014 tem por objetivo evitar a combinação de preços e assegurar que os empreendimentos tenham o menor custo possível. A informação foi dada pela presidenta Dilma Roussef, nesta sexta-feira (17/6), em Ribeirão Preto (SP), após cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012. A presidenta Dilma afirmou que os critérios foram estabelecidos em acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). Na entrevista, Dilma Roussef sugeriu que os jornalistas "investiguem direitinho". A presidenta informou que as diretrizes adotadas pelo governo brasileiro seguem "as melhores práticas" de outros países. Segundo ela, se determinada empreiteira for para o leilão sabendo, por exemplo, o preço mínimo fixado para determinada obra poderá colocar um lance mais …

MATERIA DO JORNAL EXTRA SOBRE OS ONIBUS E LINHAS DO RIO DE JANEIRO

Nova frota de ônibus do Rio será apresentada no dia 22Novo ônibus do Rio está sendo produzido pela empresa Neobus Foto: DivulgaçãoCíntia Papa Tamanho do textoAAA Senhores passageiros! Acomodem-se em seus lugares porque vai começar a viagem a bordo dos cem ônibus da nova frota do Rio. No Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, os motoristas terão um motivo a mais para deixar o automóvel em casa e optar pelo transporte coletivo. Nessa data, a prefeitura vai apresentar aos cariocas os novos coletivos que serão usados no Sistema Bus Rapid System (BRS) — corredores rápidos para ônibus. E o EXTRA revela, com exclusividade, como serão os novos modelos.
Parte da nova frota começa a circular este mês, nas pistas exclusivas de Ipanema, Leblon e Copacabana, os primeiros BRSs inaugurados na cidade.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que a nova frota trará inúmeros benefícios aos usuários, sobretudo para os idosos e os portadores de necessidades especiais: