Pular para o conteúdo principal

Primeira composição da Linha 4 do metrô já passa por testes Trem embarca para o Rio no próximo mês

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO

Jornalista/Repórter
Rubenn Dean Paul Alws

Primeira composição da Linha 4 do metrô já passa por testes
 Trem embarca para o Rio no próximo mês

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
O primeiro dos 15 trens encomendados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro à empresa chinesa Changchun Railway Vehicles Co para a Linha 4 do Metrô já passa por testes nos sistemas elétricos, de sonorização e ar-condicionado, na fábrica localizada na cidade de Changchun, na China. Na segunda fase, serão realizados os testes dinâmicos e de locomoção. No próximo mês, a nova composição embarca do Porto de Changchun para o Rio de Janeiro, com previsão de chegada em dezembro.
 Em 2007 o sistema de metrô carioca contava apenas com 32 composições. Somados aos 19 já comprados e em operação, alcançamos o número de 34 novos trens, incluindo o lote atual de mais 15 para a Linha 4. Assim, mais que dobramos a frota de trens do metrô - explica a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius, que visitou,a fábrica chinesa.

Da Barra da Tijuca à Pavuna

Com a Linha 4 do Metrô,  o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa, indo do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, à Pavuna. Os novos trens têm maior espaço interno, seguindo padrões internacionais. Os bancos, dispostos de forma longitudinal, oferecem mais espaço aos passageiros. As composições têm ar-condicionado 33% mais potente – a temperatura média dentro dos vagões é de 23 graus, impulsionados por 336 mil BTUs, o equivalente a 33 aparelhos de ar-condicionado de 10.000 BTUs ligados ao mesmo tempo em cada composição. Câmeras no interior de todos os carros transmitirão imagens para a cabine do condutor e para o centro de controle de tráfego da concessionária, garantindo mais segurança nas viagens.

- A produção dos trens para o Estado do Rio de Janeiro é uma das prioridades de nossa fábrica. Ao todo são 400 funcionários trabalhando exclusivamente para cumprir os cronogramas determinados pelo Governo do Estado - afirmou o vice-presidente da fábrica CNR - Changchun Railway, Zhou Chuanhe.
A Linha 4 terá seis novas estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A nova linha entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após todas as fases de testes. 

Na mesma fábrica, a linha de produção dos novos trens para a SuperVia

Os 70 novos trens encomendados pelo Governo do Estado para renovar a frota da SuperVia até 2016 também são fabricados pela Changchun Railway Vehicles Co. Doze composições já desembarcaram no Rio de Janeiro e quatro delas estão circulando nos ramais ferroviários.  As demais passam por testes estáticos e dinâmicos e simulações na fábrica da concessionária, em Deodoro. 

Os modelos contam com ar-condicionado;  telas de LCD por vagão; monitores que informam sobre a próxima estação; e circuitos interno e externo de TV, que possibilitam ao condutor a visualização das plataformas e vagões.

A recuperação do sistema ferroviário teve início em 2009, quando o Banco Mundial financiou US$ 166 milhões para a compra de 30 trens fabricados pela empresa chinesa CMC -National Machinery Import & Export Corporation. A negociação entrou para a história do Banco Mundial como a licitação pública mais rápida já realizada na América do Sul e com o menor preço de custo praticado no mercado internacional. A chegada das composições permitiu a oferta de 288 mil lugares a mais, por dia, para os usuários dos trens. 

Em 2012, com investimento de US$ 306 milhões, o Banco Mundial financiou, novamente pelo menor preço já praticado no mercado mundial, a aquisição de mais 60 trens chineses pelo Estado. No fim de 2013, foi feito um aditivo no contrato com o Banco Mundial, que apresentava saldo positivo, e mais 10 trens foram adquiridos, totalizando a compra de 100 composições chinesas pelo Estado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do Ministério do Turismo mostra que aumenta o número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

REPÓRTER. RUBENN DEAN PAUL ALWSMATÉRIA DE HOJE.MAT.ABR.2014/0143DRT.33.689-1RJJovens querem viajar sozinhos, revela pesquisaEstudo do Ministério do Turismo mostra que aumenta o número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

Os brasileiros estão mais empenhados em viajar sozinhos. É o que mostra uma pesquisa do Ministério do Turismo que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. O percentual atingiu 17,7% dos brasileiros que pretendem viajar. Em fevereiro do ano passado, esse valor era de 13,1%.
O aumento ocorre em todas as faixas etárias, sendo mais acentuado entre os turistas de até 35 anos, grupo que registrou alta de dez pontos percentuais. A pesquisa não revela as razões pelas quais a turma dos viajantes solitários ganha cada vez mais adeptos, mas a independência financeira das mulheres é uma das razões apontadas por especialistas.
Também chamou a atenção o fato de os turistas jovens aderirem cada vez mais a hospedagens n…

RADIO MUSICAL PETROPOLIS RJ 91.1 FM .... JORNAL DIARIO DE PETROPOLIS RJ LTDA ... JORNALISTA/APRESENTADOR/LOCUTOR/REPORTE...RUBENN DEAN PAUL ALWS

Governo busca evitar combinação de preços para Copa do Mundo 2014
O sigilo dos preços para as obras da Copa do Mundo Fifa 2014 tem por objetivo evitar a combinação de preços e assegurar que os empreendimentos tenham o menor custo possível. A informação foi dada pela presidenta Dilma Roussef, nesta sexta-feira (17/6), em Ribeirão Preto (SP), após cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012. A presidenta Dilma afirmou que os critérios foram estabelecidos em acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). Na entrevista, Dilma Roussef sugeriu que os jornalistas "investiguem direitinho". A presidenta informou que as diretrizes adotadas pelo governo brasileiro seguem "as melhores práticas" de outros países. Segundo ela, se determinada empreiteira for para o leilão sabendo, por exemplo, o preço mínimo fixado para determinada obra poderá colocar um lance mais …

MATERIA DO JORNAL EXTRA SOBRE OS ONIBUS E LINHAS DO RIO DE JANEIRO

Nova frota de ônibus do Rio será apresentada no dia 22Novo ônibus do Rio está sendo produzido pela empresa Neobus Foto: DivulgaçãoCíntia Papa Tamanho do textoAAA Senhores passageiros! Acomodem-se em seus lugares porque vai começar a viagem a bordo dos cem ônibus da nova frota do Rio. No Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, os motoristas terão um motivo a mais para deixar o automóvel em casa e optar pelo transporte coletivo. Nessa data, a prefeitura vai apresentar aos cariocas os novos coletivos que serão usados no Sistema Bus Rapid System (BRS) — corredores rápidos para ônibus. E o EXTRA revela, com exclusividade, como serão os novos modelos.
Parte da nova frota começa a circular este mês, nas pistas exclusivas de Ipanema, Leblon e Copacabana, os primeiros BRSs inaugurados na cidade.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que a nova frota trará inúmeros benefícios aos usuários, sobretudo para os idosos e os portadores de necessidades especiais: