GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO
Jornalista/Repórter
Rubenn Dean Paul Alws
Primeira composição da Linha 4 do metrô já passa por testes
Trem embarca para o Rio no próximo mês
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
O primeiro dos 15 trens encomendados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro à empresa chinesa Changchun Railway Vehicles Co para a Linha 4 do Metrô já passa por testes nos sistemas elétricos, de sonorização e ar-condicionado, na fábrica localizada na cidade de Changchun, na China. Na segunda fase, serão realizados os testes dinâmicos e de locomoção. No próximo mês, a nova composição embarca do Porto de Changchun para o Rio de Janeiro, com previsão de chegada em dezembro.
Em 2007 o sistema de metrô carioca contava apenas com 32 composições. Somados aos 19 já comprados e em operação, alcançamos o número de 34 novos trens, incluindo o lote atual de mais 15 para a Linha 4. Assim, mais que dobramos a frota de trens do metrô - explica a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius, que visitou,a fábrica chinesa.
Da Barra da Tijuca à Pavuna
Com a Linha 4 do Metrô, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa, indo do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, à Pavuna. Os novos trens têm maior espaço interno, seguindo padrões internacionais. Os bancos, dispostos de forma longitudinal, oferecem mais espaço aos passageiros. As composições têm ar-condicionado 33% mais potente – a temperatura média dentro dos vagões é de 23 graus, impulsionados por 336 mil BTUs, o equivalente a 33 aparelhos de ar-condicionado de 10.000 BTUs ligados ao mesmo tempo em cada composição. Câmeras no interior de todos os carros transmitirão imagens para a cabine do condutor e para o centro de controle de tráfego da concessionária, garantindo mais segurança nas viagens.
- A produção dos trens para o Estado do Rio de Janeiro é uma das prioridades de nossa fábrica. Ao todo são 400 funcionários trabalhando exclusivamente para cumprir os cronogramas determinados pelo Governo do Estado - afirmou o vice-presidente da fábrica CNR - Changchun Railway, Zhou Chuanhe.
A Linha 4 terá seis novas estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A nova linha entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após todas as fases de testes.
Na mesma fábrica, a linha de produção dos novos trens para a SuperVia
Os 70 novos trens encomendados pelo Governo do Estado para renovar a frota da SuperVia até 2016 também são fabricados pela Changchun Railway Vehicles Co. Doze composições já desembarcaram no Rio de Janeiro e quatro delas estão circulando nos ramais ferroviários. As demais passam por testes estáticos e dinâmicos e simulações na fábrica da concessionária, em Deodoro.
Os modelos contam com ar-condicionado; telas de LCD por vagão; monitores que informam sobre a próxima estação; e circuitos interno e externo de TV, que possibilitam ao condutor a visualização das plataformas e vagões.
A recuperação do sistema ferroviário teve início em 2009, quando o Banco Mundial financiou US$ 166 milhões para a compra de 30 trens fabricados pela empresa chinesa CMC -National Machinery Import & Export Corporation. A negociação entrou para a história do Banco Mundial como a licitação pública mais rápida já realizada na América do Sul e com o menor preço de custo praticado no mercado internacional. A chegada das composições permitiu a oferta de 288 mil lugares a mais, por dia, para os usuários dos trens.
Em 2012, com investimento de US$ 306 milhões, o Banco Mundial financiou, novamente pelo menor preço já praticado no mercado mundial, a aquisição de mais 60 trens chineses pelo Estado. No fim de 2013, foi feito um aditivo no contrato com o Banco Mundial, que apresentava saldo positivo, e mais 10 trens foram adquiridos, totalizando a compra de 100 composições chinesas pelo Estado.
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