MATERIA DO RIO DE JANEIRO



Estado promove simpósio para debater prevenção de desastres


A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro (Seplag), com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), vai promover nos dias 20 e 23 de julho, o Simpósio Estadual de Políticas para a Previsão de Deslizamentos de Terra e a Prevenção de Desastres, no Hotel Windsor Atlântica, das 9h às 17h. O secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, vai abrir o evento no dia 20, às 9h, juntamente com a presidente do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), Marilene Ramos.

Segundo Sérgio Ruy Barbosa, “o encontro pretende inaugurar uma série de Diálogos de Planejamento destinada a debater boas práticas já adotadas por órgãos do governo”. Ele explicou que “o objetivo é fortalecer o diálogo entre a administração pública e a comunidade científica, assim como promover iniciativas de coordenação das ações de governo, a exemplo daquelas hoje observadas entre o Inea, a Secretaria de Estado de Defesa Civil – SEDEC, o Serviço Geológico do Estado – DRM-RJ e o Sistema de Meteorologia do Estado – SIMERJ”.

No simpósio, as apresentações serão voltadas para sistemas de monitoramento de riscos de deslizamento de terra em funcionamento ou desenvolvimento no plano estadual, nacional e internacional. O simpósio contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

O foco do debate estará na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. O desastre ambiental que devastou áreas de municípios fluminenses no início de 2011 foi provocado por fenômenos de rara intensidade e que modificaram os parâmetros da atenção das autoridades públicas a ocorrências futuras e a seus possíveis efeitos.

Em conjunto com as ações destinadas a remediar ou minimizar as perdas humanas e materiais causadas por esses acontecimentos, o governo do Estado tomou providências no sentido de aperfeiçoar a capacidade de previsão e prevenção de desastres provocados por deslizamentos. Em 2012, a nova Lei de Proteção Civil redefiniu o contexto de atuação da Defesa Civil nos Estados.

No dia 20, sexta-feira, o tema será “Experiências governamentais em monitoramento de deslizamentos e prevenção de desastres”. Entre os palestrantes do primeiro dia estão Carlos Fonteles, diretor de Informação e Monitoramento Ambiental do Inea; Luciana Soler, gerente operacional em Desastres Naturais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; tenente coronel Márcio Moura Motta, subsecretário municipal de Defesa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro; coronel Jerri Andrade Pires, subsecretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro; Flávio Erthal, presidente do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ); Luiz Paulo Viana, chefe do Centro de Controle Operacional do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea); e Michele Lima Ribeiro, chefe de Previsão e Monitoramento do Tempo do Sistema de Metereologia do Estado (Simerj).

Já na segunda-feira, dia 23, serão mostradas as “Pesquisas sobre Sistemas de Monitoramento de Riscos de Deslizamentos de Terra”. As palestras serão feitas por Alireza Malehmir, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Uppsala, Suécia; Vincent Risser, consultor em Prevenção de Riscos Naturais e especialista em Prevenção de Deslizamentos e Sistemas de Informação Geográfica; James Joyce, do Departamento de Geologia da Universidade de Porto Rico; Paolo Mazzanti, pesquisador de Geologia de Engenharia da Universidade Sapienza de Roma; Ana Nunes, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Laura Azevedo, do Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas da Universidade de Houston (EUA); Gabriela Melo, do Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias do Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA); e Nelson Fernandes, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

jornalista
rubenn dean
tel.
021.9337.4123
email.
facebook.
eddie murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...