As empresas que formam os consórcios TransNit e Transoceânico, que vão gerir a nova frota de ônibus da cidade, se anteciparam e começaram a colocar os novos veículos em circulação no final da semana, surpreendendo os usuários. Segundo a NitTrans, como toda a frota existente está sendo repintada com novas cores, no prazo estabelecido de 180 dias, as empresas já os estão colocando em serviço, à medida que vão ficando prontos. Inicialmente a previsão era de que eles começariam a circular no próximo sábado.
Muita gente se surpreendeu ao sair na última segunda-feira para trabalhar e se deparar na rua com os coletivos vermelhos e verdes, que destoavam do restante.
“É a primeira vez que vejo um ônibus desses. Acho que vai ficar muito bom o transporte na cidade com esse padrão dos ônibus”, comentou a dona de casa Andréia Medeiros, de 40 anos.
Ainda segundo a NitTrans, os novos ônibus, com piso baixo e nova conformação interna, entrarão em circulação na proporção de 50 unidades por ano, até completar um total de 250. Os veículos estão sendo produzidos e serão colocados em circulação à medida que forem entregues pelas fábricas.
“Os bancos estão novinhos e o piso é especial, mas, no geral, por dentro ele é igual aos outros. A viagem é a mesma dos ônibus antigos. Espero que com essa mudança o transporte em Niterói melhore bastante”, observou o professor Ricardo de Almeida, 47 anos.
Com o novo padrão da frota, quem antes se guiava apenas pelas cores da empresa e número da linha vai precisar ter cuidado, já que o itinerário é definido pela cor do veículo. O nome da empresa vem escrito na lateral do veículo. O número da linha e o itinerário não serão alterados. A tarifa também não muda.
Dos 750 coletivos que circulam em Niterói, a frota cairá para 672. Desses, 40% terão ar-condicionado. A frota será substituída gradativamente.
“É uma modernidade. O sindicato vê com muito bons olhos essa iniciativa dos consórcios e da Prefeitura de Niterói. É o caminho que grandes cidades estão adotando quando querem melhorar o sistema de transporte coletivo”, comenta o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), Márcio Barbosa.
Itinerários – A atuação dos consórcios passou a ser por área de operação e não mais por linhas. Assim, regiões da cidade não atendidas poderão ser beneficiadas com novos itinerários no futuro. Os coletivos têm dois padrões de cores vermelho e verde e plena acessibilidade a deficientes físicos e visuais.
Os ônibus de cor vermelha circularão pela Ilha da Conceição, Barreto, Ponta D’Areia, Engenhoca, Santana, São Lourenço, Tenente Jardim, Fonseca, Fátima, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara e Pé Pequeno.
Já os de cor verde farão o transporte em São Francisco, Cachoeira, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Sapê, Badu, Matapaca, Maria Paula, Vila Progresso, Cantagalo, Maceió, Muriqui, Cafubá, Charitas, Jurujuba, Jardim Imbuí, Piratininga, Jacaré, Rio do Ouro, Serra Grande, Santo Antônio, Camboinhas, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Viçoso Jardim. Os ônibus terão interligação em Icaraí.
Muita gente se surpreendeu ao sair na última segunda-feira para trabalhar e se deparar na rua com os coletivos vermelhos e verdes, que destoavam do restante.
“É a primeira vez que vejo um ônibus desses. Acho que vai ficar muito bom o transporte na cidade com esse padrão dos ônibus”, comentou a dona de casa Andréia Medeiros, de 40 anos.
Ainda segundo a NitTrans, os novos ônibus, com piso baixo e nova conformação interna, entrarão em circulação na proporção de 50 unidades por ano, até completar um total de 250. Os veículos estão sendo produzidos e serão colocados em circulação à medida que forem entregues pelas fábricas.
“Os bancos estão novinhos e o piso é especial, mas, no geral, por dentro ele é igual aos outros. A viagem é a mesma dos ônibus antigos. Espero que com essa mudança o transporte em Niterói melhore bastante”, observou o professor Ricardo de Almeida, 47 anos.
Com o novo padrão da frota, quem antes se guiava apenas pelas cores da empresa e número da linha vai precisar ter cuidado, já que o itinerário é definido pela cor do veículo. O nome da empresa vem escrito na lateral do veículo. O número da linha e o itinerário não serão alterados. A tarifa também não muda.
Dos 750 coletivos que circulam em Niterói, a frota cairá para 672. Desses, 40% terão ar-condicionado. A frota será substituída gradativamente.
“É uma modernidade. O sindicato vê com muito bons olhos essa iniciativa dos consórcios e da Prefeitura de Niterói. É o caminho que grandes cidades estão adotando quando querem melhorar o sistema de transporte coletivo”, comenta o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), Márcio Barbosa.
Itinerários – A atuação dos consórcios passou a ser por área de operação e não mais por linhas. Assim, regiões da cidade não atendidas poderão ser beneficiadas com novos itinerários no futuro. Os coletivos têm dois padrões de cores vermelho e verde e plena acessibilidade a deficientes físicos e visuais.
Os ônibus de cor vermelha circularão pela Ilha da Conceição, Barreto, Ponta D’Areia, Engenhoca, Santana, São Lourenço, Tenente Jardim, Fonseca, Fátima, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara e Pé Pequeno.
Já os de cor verde farão o transporte em São Francisco, Cachoeira, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Sapê, Badu, Matapaca, Maria Paula, Vila Progresso, Cantagalo, Maceió, Muriqui, Cafubá, Charitas, Jurujuba, Jardim Imbuí, Piratininga, Jacaré, Rio do Ouro, Serra Grande, Santo Antônio, Camboinhas, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Viçoso Jardim. Os ônibus terão interligação em Icaraí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário