Emater-Rio e UFRRJ promovem visita técnica em Petrópolis

Agricultores da microbacia Bonfim, em Petrópolis, conheceram, nesta quinta-feira (12/07), uma experiência de agroecologia bem sucedida. Eles participaram de visita técnica aos produtores de hortaliças orgânicas da microbacia Brejal, no distrito da Posse, região pioneira nesse tipo de produção no Estado do Rio de Janeiro e importante centro  de olericultura da serra fluminense. A iniciativa foi promovida conjuntamente pela Emater-Rio e pelo Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O encontro faz parte de um trabalho de campo de 19 estudantes do mestrado da UFRRJ, que estão na cidade imperial, há quase 15 dias, conhecendo a realidade produtiva da microbacia Bonfim. Cinco estudantes que pesquisam o assunto ajudaram a viabilizar esse intercâmbio. Para a execução do treinamento prático, os alunos foram divididos em cinco grupos temáticos relacionados ao desenvolvimento sustentável, entre elas a transição agroecológica, processo apoiado também pelo Rio Rural, através de pesquisas participativas e incentivos financeiros diretos às famílias rurais. 

No Brejal, os estudantes foram recebidos por três agricultores familiares. Um deles é Levi Gonçalves de Oliveira, que vive no lugar há 34 anos e foi um dos primeiros a abandonar o cultivo convencional e apostar nos orgânicos. Atualmente, ele produz legumes, verduras e mantém uma pequena criação de galinhas e cabras. Levi escoa sua produção para colégios e restaurantes do Rio de Janeiro e para três feiras especializadas da zona sul carioca.

Para o extensionista rural da Emater-Rio em Petrópolis, José Kleber Rayol, encontros como esse são fundamentais para a disseminação de experiências exitosas entre os agricultores. “Hoje, quem se dedica aos orgânicos tem total apoio das instituições de pesquisa e extensão rural. A transição pode ser feita gradativamente. Em pouco tempo de prática adquire-se a estabilidade produtiva”, explicou.

O produtor Henrique Mesquita da Silva, do Bonfim, ficou satisfeito com a excursão. Segundo ele, o Brejal reúne condições favoráveis para ser modelo nacional em agricultura orgânica. “A visita foi excelente. Acredito que a agroecologia pode ser cada vez mais incentivada em nosso município, a partir do modelo do Brejal. Penso que tudo pode começar através de unidades demonstrativas”, defendeu.

Segundo o coordenador do curso de mestrado, Rodrigo Medeiros, a próxima etapa dos trabalhos será a confecção de um relatório das atividades desenvolvidas no Bonfim para posterior apresentação aos agricultores da localidade e à Emater-Rio. “O objetivo dessa ação é pensar, junto à comunidade, nos desafios para um desenvolvimento rural sustentável. Além desse treinamento, os estudantes participarão, em breve, de mais dois: um na região amazônica e outro em Moçambique”, explicou.

Também participaram da visita os professores Leandro Fontoura (UFRRJ) e Pompilio Vintuar (Universidade Lúrio, de Moçambique).
 
JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337,4123
EMAIL.
FACEBOOK.
EDDIE MURPHY