Atenção! Correção: Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro

Atenção! Correção: Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro

Rio 2016™ reúne empresas selecionadas na primeira fase do processo de criação das Mascotes

Comitê realiza reunião de briefing para passar os valores dos Movimentos Olímpico e Paralímpico,
a essência das marcas e o papel das Mascotes nos Jogos

Rio de Janeiro, Brasil: 28 de janeiro, 2013: O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ realizou nesta segunda-feira, dia 28, uma reunião de briefing com as 15 empresas selecionadas na primeira fase do processo de criação das Mascotes dos Jogos Rio 2016™. No encontro, foi apresentada uma visão geral sobre os movimentos olímpico e paralímpico, a essência das marcas dos Jogos Rio 2016™, o papel das mascotes nos Jogos e os detalhes técnicos do briefing criativo.

O Presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, participou da abertura e destacou que as Mascotes são um marco importante em cada edição do evento. “As Mascotes marcam a história dos Jogos. São responsáveis pela conexão emocional entre os Jogos e a população”.

O Diretor-Geral de Operações, Leonardo Gryner, também esteve presente e falou que o desenvolvimento da Mascote é um processo ainda mais complexo que o da marca. “É a criação de uma personagem, que precisa estar disponível para várias aplicações”, explica. 

Durante a reunião, Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, apresentou os valores do Movimento Paralímpico e destacou que a Mascote Paralímpica deve reforçar o que esses atletas fazem de melhor. “Se alguém conseguir traduzir na Mascote o sentimento de superação, terá alcançado o objetivo”, destaca.

Após a reunião de briefing, as empresa selecionadas irão desenvolver suas propostas em conjunto com a equipe do Rio 2016™ para ajustes e aprofundamentos. Daí serão selecionadas para a terceira fase, na qual as propostas serão avaliadas por pesquisas. Todas as etapas são eliminatórias.  A fase final é a avaliação da comissão julgadora. 

A escolha da vencedora será por unanimidade. A premiação final é de R$ 50 mil para a criação das duas mascotes (Olímpica e Paralímpica), que serão conhecidas pelo público dois anos antes dos Jogos, no segundo semestre de 2014.
A seguir a relação das empresas selecionadas para a segunda etapa (em ordem alfabética), que participaram da reunião:
Alê Abreu Produções Ltda.
Bertoni Serviços de Programação Visual  Ltda. ME
Birdo Filmes em Animação Ltda.
Borogodó Design Ltda.
Cinema Animadores Ltda.
DDB Brasil Publicidade Ltda.
Labareda Design Ltda.
Loucomov Animação e Computação Gráfica Ltda. ME
LW Comunicação  e Produção Ltda.
Marcella Tamayo dos Santos ME
Mono Entretenimento Ltda.
Neogama BBH Publicidade S.A.
PG Produções de Cinema, Vídeo e TV Ltda.
Split Studio Produções Audiovisuais Ltda.
VSRM Artes Gráficas Ltda.
O processo de seleção para a escolha das Mascotes conta com o apoio das entidades de classe que representam os setores de animação, design, ilustração e propaganda: ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação, ADG – Associação dos Designers Gráficos, SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil, ABPITV – Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão, ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design, ABAP – Associação Brasileira de Agências de Propaganda, SINAPRO – Sindicato das Agências de Propaganda, CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão. No link a seguir, vídeo com alguns depoimentos: http://www.youtube.com/watch?v=0rBI8pxjUHY


Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.
                                                                                                
Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016™ e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ tem cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Ernst & Young Terco.

jornalista
rubenn dean
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