Atenção! Correção: Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro
Rio 2016™ reúne empresas selecionadas na primeira fase do processo de criação das Mascotes
Comitê realiza reunião de briefing para passar os valores dos Movimentos Olímpico e Paralímpico,
a essência das marcas e o papel das Mascotes nos Jogos
Rio de Janeiro, Brasil: 28 de janeiro, 2013: O
Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
realizou nesta segunda-feira, dia 28, uma reunião de briefing com as 15
empresas selecionadas na primeira fase do processo de criação das
Mascotes dos Jogos Rio 2016™. No encontro, foi apresentada uma visão
geral sobre os movimentos olímpico e paralímpico, a essência das marcas
dos Jogos Rio 2016™, o papel das mascotes nos Jogos e os detalhes
técnicos do briefing criativo.
O
Presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, participou da abertura e
destacou que as Mascotes são um marco importante em cada edição do
evento. “As Mascotes marcam a história dos Jogos. São responsáveis pela
conexão emocional entre os Jogos e a população”.
O
Diretor-Geral de Operações, Leonardo Gryner, também esteve presente e
falou que o desenvolvimento da Mascote é um processo ainda mais complexo
que o da marca. “É a criação de uma personagem, que precisa estar
disponível para várias aplicações”, explica.
Durante a reunião, Andrew Parsons, Presidente
do Comitê Paralímpico Brasileiro, apresentou os valores do Movimento
Paralímpico e destacou que a Mascote Paralímpica deve reforçar o que
esses atletas fazem de melhor. “Se alguém conseguir traduzir na Mascote o
sentimento de superação, terá alcançado o objetivo”, destaca.
Após
a reunião de briefing, as empresa selecionadas irão desenvolver suas
propostas em conjunto com a equipe do Rio 2016™ para ajustes e
aprofundamentos. Daí serão selecionadas para a terceira fase, na qual as
propostas serão avaliadas por pesquisas. Todas as etapas são
eliminatórias. A fase final é a avaliação da comissão julgadora.
A
escolha da vencedora será por unanimidade. A premiação final é de R$ 50
mil para a criação das duas mascotes (Olímpica e Paralímpica), que
serão conhecidas pelo público dois anos antes dos Jogos, no segundo
semestre de 2014.
A seguir a relação das empresas selecionadas para a segunda etapa (em ordem alfabética), que participaram da reunião:
Alê Abreu Produções Ltda.
Bertoni Serviços de Programação Visual Ltda. ME
Birdo Filmes em Animação Ltda.
Borogodó Design Ltda.
Cinema Animadores Ltda.
DDB Brasil Publicidade Ltda.
Labareda Design Ltda.
Loucomov Animação e Computação Gráfica Ltda. ME
LW Comunicação e Produção Ltda.
Marcella Tamayo dos Santos ME
Mono Entretenimento Ltda.
Neogama BBH Publicidade S.A.
PG Produções de Cinema, Vídeo e TV Ltda.
Split Studio Produções Audiovisuais Ltda.
VSRM Artes Gráficas Ltda.
O
processo de seleção para a escolha das Mascotes conta com o apoio das
entidades de classe que representam os setores de animação, design,
ilustração e propaganda: ABCA – Associação Brasileira de Cinema de
Animação, ADG – Associação dos Designers Gráficos, SIB – Sociedade dos
Ilustradores do Brasil, ABPITV – Associação Brasileira de Produtoras
Independentes de Televisão, ABEDESIGN – Associação Brasileira de
Empresas de Design, ABAP – Associação Brasileira de Agências de
Propaganda, SINAPRO – Sindicato das Agências de Propaganda, CENP –
Conselho Executivo das Normas-Padrão. No link a seguir, vídeo com alguns
depoimentos: http://www.youtube.com/watch?v=0rBI8pxjUHY
Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é
uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem
fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo
Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua
missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e
Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da
Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico
Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping,
e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de
Regras do IPC.
Os
patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio
2016™ e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.
O
Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ tem
cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) –
Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foi concluída
também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Ernst & Young Terco.
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
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eddie rubenn dean murphy
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