Rio 2016™ está de casa nova

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT . 33.689-1RJ
Construção modular reforça aspectos de modernidade e sustentabilidade

Rio de Janeiro, Brasil: A partir de hoje o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ está de casa nova. Localizada na Cidade Nova, centro do Rio de Janeiro, a nova sede é uma estrutura moderna dentro de todos os padrões de sustentabilidade e acessibilidade. Nos próximos três anos irá abrigar a equipe do Rio 2016™ e da Empresa Olímpica Municipal. Para a construção, que ocupa uma área de 20,938m2, foi utilizada a tecnologia modular, um sistema inteligente que permite uma montagem mais rápida e a possibilidade de desmontagem e reutilização após o período dos Jogos.

O Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, explica que a nova sede do Rio 2016™ é a primeira instalação entregue pelo Comitê Organizador. “Ver a primeira instalação para os Jogos pronta reforça nossa capacidade de realização. Além disso, reunir todas as equipes em um prédio só, ao lado da Empresa Olímpica Municipal, facilita o trabalho e ajuda na integração das equipes”. O presidente acrescenta ainda que o projeto tem como premissa básica a sustentabilidade. “A marca da nova sede é a sustentabilidade e a modernidade. A construção modular é uma inovação que melhor atende ao nosso projeto. Iremos utilizar o prédio de acordo com a demanda de crescimento do Comitê e ao final será possível desmontar a estrutura, para o reaproveitamento em outro lugar”, completa. 


O prédio conta com sistema de aproveitamento de águas de chuva, economia de energia e mobiliário de madeira certificada. O sistema de ar condicionado é dotado de componentes eletromagnéticos para redução do custo de energia e controle de temperatura por zona. A iluminação é feita com luminárias em led, com baixo consumo de energia, além de vidros reflexivos, que permitem melhor aproveitamento da luz natural. Também faz parte do projeto a utilização de placas de captação de energia solar e cobertura termoacústica.

A acessibilidade também foi tratada com atenção no desenvolvimento deste projeto. O prédio tem rampas e elevadores, que atendem todos os requerimentos necessários, como a sinalização em braile e o piso com orientação tátil.

Como o projeto é a primeira instalação do Rio 2016™, contará com o Plano de Segurança Integrado, um modelo que será utilizado em todas as instalações esportivas e não-esportivas dos Jogos Rio 2016™. O Plano é fruto de uma parceria com órgãos de Segurança e Defesa Civil e conta com um representante dos Bombeiros, da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar, presentes no local. 


Para a ocupação do prédio, o Rio 2016™ possui todas as licenças necessárias. O prédio já está com a certidão de aceitação, documento necessário para a ocupação de uma instalação nestes moldes, e com o certificado de aprovação do CBERJ (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro). A instalação foi além das exigências para uma construção temporária de três pavimentos e instalou, além dos procedimentos básicos de segurança, rede de sprinklers com detecção de fumaça no ambiente e nos forros.


Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.
                                                                                                
Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016™ e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.

 O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ tem cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Ernst & Young Terco.

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!