Exposição: LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO NA CAIXA CULTURAL

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT. 33.689-1RJ
LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO NA CAIXA CULTURAL

image001

Baixe Lagrimas_de_S_Pedro_Exposicao CAIXA Cultural RJ Foto ERIVAN_MORAIS 04.jpg (98,3 KB)


Exposição faz referência à relação de fé do sertanejo com a chuva

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 18 de março a 05 de maio de 2013, a exposição “Lágrimas de São Pedro”, instalação composta por 6 mil lágrimas, formadas por bulbos de lâmpadas incandescentes cheios d’água presos ao teto em diferentes alturas e iluminação especial, simulando chuva. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

A instalação, idealizada pelo artista baiano Vinícius S.A, expressa a relação lúdica entre o morador da zona rural e a chuva, e a fé do Sertanejo manifestada na novena de São José, na qual cantigas e orações são oferecidas ao santo em pedido de chuva, que quando vem, é motivo de festa. O público percorrerá o caminho da instalação perpassando as 6 mil gotas, tendo as lágrimas acima da cabeça. 


“Proponho com esse trabalho a criação de um ambiente onde o espectador penetra, envolvendo-se espacialmente na obra, possibilitando a interação entre arte e fruidor de maneira mais abrangente. Neste caso, é como se tivéssemos o poder de pausar a chuva, uma chuva de gotas grandes, limpas, transparentes, leves e com isso poder contemplar sua beleza, seu poder, seu símbolo, sua necessidade”, explica o artista Vinícius S.A.

A instalação “Lágrimas de São Pedro” já esteve na CAIXA Cultural em outras cidades, como São Paulo e Curitiba em 2010, Brasília em 2009 e Salvador em 2008.

Sobre o artista:
Vinícius Silva de Almeida nasceu em 5 de setembro de 1983, em Salvador, onde vive e trabalha. Estuda Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2005, fez sua primeira exposição instalação “Lágrimas de São Pedro – Acalento ao Sertão Nordestino”, que recebeu menção especial no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia em Feira de Santana (BA). Em 2006 participou de exposições coletivas, o Salão Regional de Artes Visuais da Bahia e a VIII Bienal do Recôncavo, com as instalações “Um minuto e meio” e “O pulso da Bienal”. Foi premiado nas duas ocasiões. Em 2008, a instalação intitulada “Sorria, você está sendo filmado!” foi premiada no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia e integrou também a exposição Salões Baianos, na galeria Solar Ferrão em Salvador.  Em dezembro de 2008, participou com a instalação “Objeto Óptico #02” do conceituado 15º Salão da Bahia, sendo premiado com uma residência internacional em Haia, na Holanda. Em 2010, foi convidado a participar do livro “30 contemporâneos brasileiros”, do crítico Enock Sacramento.

Serviço:
Exposição “Lágrimas de São Pedro”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Endereço: Av. Almirante Barros, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Abertura para convidados e imprensa: dia 18 de março de 2013, às 19h
Visitação: de 19 de março a 5 de maio de 2013
Horários: de terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada franca
Informações: (21) 3980-3815
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...