O Brasil, não anda sozinho, alguns muitos administram esse País, só que: os administradores, administram mau/mal, é são inimigos da própria população que os elegem para tais cargos na Políticos, na Política Brasileira... Sejamos Pensantes em tudo nos dias de hoje!!!

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!


O Brasil, não anda sozinho, alguns muitos administram esse País, só que: os administradores, administram mau/mal, é são inimigos da própria população que os elegem, para tais cargos Políticos, na Política Brasileira... Sejamos Pensantes em tudo nos dias de hoje!!! Minha Opinião: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!!
 

Proposta de extinção da escala 6×1 avança: 

o que você precisa saber juridicamente?

O DIÁRIO DO RIO, em parceria com a LCL Advocacia e Consultoria, traz um compilado de informações úteis tanto para o empregado quanto para o empregador




A escala 6×1, que prevê seis dias consecutivos de trabalho seguidos de um dia de descanso semanal remunerado (DSR), é um regime amplamente adotado em setores como comércio, indústria e serviços. O modelo, conforme estipulado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição, permite uma carga horária diária de até 8 horas, somando 44 horas semanais. O trabalhador deve ter direito a um dia de descanso que, idealmente, coincida com um domingo pelo menos uma vez ao mês.

Recentemente, a proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) trouxe à tona uma discussão sobre a possível extinção da escala 6×1. A PEC sugere a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana, com um máximo de 36 horas semanais, sem redução salarial. De acordo com a deputada, essa mudança poderia melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, aumentar a produtividade e criar mais empregos.

A proposta, apresentada em 1º de maio de 2024, alcançou o número necessário de assinaturas para ser protocolada na Câmara dos Deputados, com 194 apoios. Agora, o texto precisa ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, em dois turnos no plenário da Câmara, com pelo menos 308 votos favoráveis. Se aprovada, seguirá para o Senado, onde também necessitará de aprovação em dois turnos.

  1. Descanso semanal remunerado (DSR): Concessão obrigatória de pelo menos 24 horas consecutivas de descanso por semana, preferencialmente aos domingos, exceto em casos onde a natureza do trabalho impeça essa prática.
  2. Jornada de trabalho limitada: A carga horária diária não deve ultrapassar 8 horas, e a semanal deve respeitar o limite de 44 horas. Horas extras devem ser remuneradas com adicional de pelo menos 50% sobre a hora normal.
  3. Adicional noturno: Trabalho realizado entre 22h e 5h deve ser remunerado com um adicional de 20% sobre a hora normal.
  4. Feriados: Trabalho em feriados deve ser compensado com pagamento em dobro ou folga compensatória.
  5. Intervalos obrigatórios: Durante a jornada, é garantido o direito a intervalos para repouso e alimentação, sendo de 1 hora em jornadas acima de 6 horas.
Impactos para Trabalhadores e Empregadores
  1. “A antiga escala 6×1 tem vantagens e desvantagens tanto para trabalhadores quanto para empregadores. Entre os trabalhadores, a principal vantagem é a estabilidade salarial devido ao número maior de dias trabalhados. No entanto, o único dia de descanso pode ser insuficiente para a recuperação física e mental, limitando o tempo para atividades pessoais e familiares.” destaca Bernardo Moreira, coordenador de direto do trabalho da LCL Advocacia e Consultoria

“Para os empregadores, a escala 6×1 permite uma maior continuidade operacional e otimização do uso de equipamentos e infraestrutura. No entanto, pode levar a um aumento na rotatividade de funcionários devido ao desgaste físico e psicológico.” completa Bernardo.

Com a possível implementação da nova escala proposta, dois dias de folga ofereceriam uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores, promovendo um descanso mais adequado e mais oportunidades para lazer e convivência familiar. No entanto, segundo advogados da LCL, pode haver impacto na renda em setores que dependem de comissões ou trabalho por produção. Além disso, os empregadores precisariam ajustar a logística de operação e possivelmente aumentar os custos com contratações adicionais para cobrir os dias de descanso ampliados.

A escala 6×1, atualmente, é aplicada em diversos setores, incluindo comércio e varejo, como atendentes de lojas, caixas e estoquistas; indústria, com operários que trabalham em turnos contínuos; e claro, aos serviços, como funcionários de restaurantes, hotéis e transporte público, por exemplo.

A proposta de mudança na escala 6×1 tem gerado debates acalorados. Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, afirmou: “É muito importante a participação da população e, principalmente, dos trabalhadores mais afetados por essa escala. Sabemos que, com apenas um dia de folga na semana, é desanimador usar este tempo para estar nas ruas cobrando o óbvio. Mas somente com muita união, vamos conseguir mudar essa prática desumana”.

Ayer acrescenta: “Como trabalhador do comércio e presidente do Sindicato que tem a maior base de trabalhadores nessa escala exploratória e escravocrata, tenho propriedade para dizer que a escala 6×1 está nos matando a cada dia. Entendendo a atual conjuntura política e os desafios que o país enfrenta, é necessário um amplo debate com todos os setores da sociedade para encontrar uma solução que priorize a vida humana”.

“A transição da 6×1 para outra escala reflete o equilíbrio delicado entre os interesses dos trabalhadores e empregadores. Do ponto de vista dos trabalhadores, a nova escala pode significar uma conquista em qualidade de vida, mas é necessário avaliar os impactos sobre a remuneração. Para os empresários, a mudança demanda planejamento para manter a eficiência operacional sem prejuízos financeiros significativos. Um diálogo aberto e ajustado às características de cada setor é fundamental para que qualquer alteração seja viável e benéfica para todas as partes.” finaliza Bernardo.



O Brasil, não anda sozinho, alguns muitos administram esse País, só que: os administradores, administram mau/mal, é são inimigos da própria população que os elegem, para tais cargos Políticos, na Política Brasileira... Sejamos Pensantes em tudo nos dias de hoje!!! Minha Opinião: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!!

(Google/Youtube/Instagram)

 



Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!!" (Jornalista/Repórter/Radialista/Locutor/Palestrante) "Google/Youtube/Instagram"

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!

Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!!" (Jornalista/Repórter/Radialista/Locutor/Palestrante) "Google/Youtube/Instagram"

 


Com ‘falência orçamentária’, Petrópolis inaugura Natal Imperial mais enxuto nesta sexta

Diferente do ano passado, este ano, as atrações serão concentradas apenas no Palácio de Cristal


Apesar de um início tardio, às vésperas de dezembro, o Natal Imperial 2025 está pronto para iniciar suas atrações nesta sexta-feira (29/11). Em comparação com edições anteriores, a decoração deste ano foi significativamente reduzida, consequência direta da “falência orçamentária” anunciada pela Prefeitura de Petrópolis.

Diferente do ano passado, este ano, as atrações serão concentradas apenas no Palácio de Cristal. Desde a semana passada, estão sendo montadas decorações mais simples, incluindo uma árvore de Natal de 25 metros e a tradicional Casa do Papai Noel.

A redução das atrações e a falta de divulgação foram recebidas com insatisfação pelo setor turístico, o que deve impactar negativamente a economia da cidade. A expectativa é que a menor atratividade deste ano resulte em uma diminuição no fluxo de turistas, afetando o comércio local e os serviços relacionados ao turismo.

A cerimônia de abertura, marcada para as 19h do dia 29, contará com uma apresentação especial do Coral de Petrópolis e uma orquestra sob a regência do maestro Rodrigo d’Avila. O repertório incluirá a peça “Gloria”, de Antônio Vivaldi, com a participação do Coro Bienias e Prim.

Ainda na mesma noite, a Caravana da Coca-Cola percorrerá as ruas da cidade em um percurso de 20 quilômetros, com chegada prevista à Praça da Liberdade às 22h20.

O Palácio de Cristal também servirá como um polo gastronômico, oferecendo 27 espaços dedicados a quiosques, food bikes e restaurantes, garantindo uma variedade de opções culinárias para os visitantes.

O Natal Imperial, que se consolidou ao longo dos anos como a segunda data comemorativa e cultural de maior movimento na cidade, fica atrás apenas da Bauernfest. Para se ter uma ideia do impacto econômico, a edição de 2019, a última antes da pandemia, atraiu cerca de meio milhão de visitantes e movimentou R$ 300 milhões na economia local.

Serviço

Natal Imperial

  • Data: De 29 de novembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025
  • Local: Palácio de Cristal (Rua Alfredo Pachá, s/n)

Horários de Funcionamento do Palácio de Cristal:

  • Segunda a quinta-feira: 12h às 22h
  • Sexta e sábado: 10h às 23h
  • Domingo: 10h às 22h
  • Dias 24 e 31 de dezembro: 10h às 17h
  • Dia 25 de dezembro e 1º de janeiro: 16h às 20h
Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!!" (Jornalista/Repórter/Radialista/Locutor/Palestrante) "Google/Youtube/Instagram"