Rock in Rio: Matchbox Twenty no Palco Mundo
.
Rio
de Janeiro, 22 de fevereiro de 2013 - Matchbox Twenty acaba de ser
anunciada entre as atrações do Rock in Rio. A banda de rock de Orlando,
Flórida, se apresenta no dia 20 de setembro, no Palco Mundo, com a turnê
"North" (2012) — primeiro álbum do grupo a liderar o ranking da revista
‘Billboard’. Com seis álbuns em sua discografia, o grupo, formado na
década de 90, é integrado por Rob Thomas (voz e piano), Kyle Cook
(guitarra, banjo e backing vocal), Paul Doucette (guitarra, percussão e
backing vocal), Brian Yale (baixo) e Ryan MacMillan (bateria e
percussão).
No Brasil, entre outras músicas, o grupo ganhou notoriedade com a música
"Unwell" e "Disease", esta última foi tema da Novela Mulheres
Apaixonadas (2007), da Rede Globo.
Logo em seu primeiro disco, Yourself or someone like you, lançado em
1996, a Matchbox Twenty conquistou destaque internacional, ganhando selo
de diamante nos Estados Unidos e de multi-platina na Austrália, Canada e
Nova Zelândia. Entre os sucessos deste trabalho estavam os hits "3 am" —
composta por Rob Thomas em homenagem a mãe, que descobriu um câncer
quando ele tinha apenas 12 anos — e "Push". O segundo CD, chamado Mad
season, de 2000, ficou entre os três melhores na Billboard 200 e
conquistou platina quádrupla nos Estados Unidos. Em 2002, a banda gravou
More than you think you are e, após uma pausa na carreira, lançou, em
2007, um álbum compilado chamado Exile on mainstream, ouro nos Estados
Unidos. O ano marcou a banda também pela chegada de Paul Docette. Após
dez anos sem músicas inéditas, a Matchbox Twenty colocou no mercado, em
setembro de 2012, o disco North — que vendeu 95 mil cópias na semana de
lançamento nos Estados Unidos.
A Matchbox Twenty já vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o mundo e foi indicado cinco vezes ao Grammy.
Ingressos para o Rock in Rio
Desde o dia 1º de fevereiro de 2013, o público que se adiantou e
adquiriu o Rock in Rio Card — cartão que garantiu a presença antecipada
do público no festival antes mesmo do anúncio das bandas e atrações —
pode escolher o dia de festival ao qual deseja associar o seu cartão. A
escolha da data pode ser feita até o dia 1º de abril através do site
www.rockinrio.ingresso.com. As vendas do Rock in Rio Card foram
realizadas em outubro de 2012 e os 80 mil ingressos disponibilizados
esgotaram em apenas 52 minutos, um recorde absoluto.
A venda oficial de ingressos para o Rock in Rio está prevista para abril
de 2013. O valor do ingresso é R$260 (inteira) e R$130 (meia-entrada).
Sobre o Rock in RioO Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo,
contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011),
Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O
festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968
artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música,
com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países
pela TV e pela internet.
O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria
de festivais de música. Em 2011, o evento foi Trending Topics do Twitter
em 13 países.
Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo
o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas
socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social
Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já
beneficiou em 12 edições milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na
Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos
provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com
seus parceiros, que somam US$16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas
estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na
Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também
formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou
760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais
em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre
muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo
Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação
dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros,
foram doados 2200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o
Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de
música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de
Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e
40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais
especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).
Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das
emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e a implementar
um amplo plano de gestão de resíduos, Além de ter investido num plano
de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas
práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a
cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.
O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de
setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro
de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av.
Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy