MATERIA DO RIO DE JANEIRO

Aberta a Semana Mundial de Aleitamento Materno em evento no Rio
 
JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.
021.9337.4123
EMAIL.
FACEBOOK.
EDDIE MURPHY

Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, participa da abetura de seminário e da campanha nacional ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da madrinha, Wanessa Camargo. Objetivo é ajudar a divulgar o tema e capacitar profissionais de saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está promovendo o Seminário Estadual da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) nesta quarta-feira, dia 1º de agosto, para profissionais de saúde dos diversos municípios do estado visando divulgar o tema. O Rio de Janeiro foi o estado escolhido para o lançamento da Campanha da Semana Mundial de Amamentação pelo Ministério da Saúde. O tema deste ano é “Amamentar hoje é pensar no futuro”; e a madrinha é a cantora Wanessa, mãe de José Marcus, que nasceu em janeiro.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, e o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz, participaram do evento.
- O estado do Rio de Janeiro conta com 81 Unidades Básicas Amigas da Amamentação, que premia hospitais que possuem programas de incentivo à amamentação. Hoje, temos 16 Hospitais Amigos da Criança. Eventos como o de hoje ajudam a divulgar a importância deste ato de amor, que faz bem para a mãe e para o bebê – afirmou o secretário Sérgio Côrtes.
Além disso, durante o mês de agosto serão desenvolvidas ações de mobilização social em alguns municípios e hospitais para divulgar o aleitamento materno. As ações são coordenadas pela Gerência de Saúde da Criança, área ligada à subsecretaria de Atenção à Saúde da SES, e contam com a parceria do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno e das Amigas do Peito.
A madrinha da campanha, Wanessa, falou sobre a emoção de amamentar.
- Estou muito feliz por estar aqui e poder incentivar as mães a amamentarem seus bebês. Passei e ainda estou passando por essa experiência e sei que como às vezes sentimos medo. O meu conselho é que as mães se informem, pois quanto mais elas fazem isso, mais descobrem os benefícios deste ato de amor – relatou a cantora.
Mais saúde - Mãe de duas meninas, Eloise Barreto, de 38 anos, é um exemplo do quanto informação e incentivo fazem a diferença na hora de amamentar. Logo que sua primeira filha Alice, hoje com 4 anos e 9 meses, nasceu, Eloise só produzia o colostro, o que a deixou insegura quanto a continuar amamentando o seu bebê.
- Quando minha filha estava com oito dias, eu liguei para uma amiga que faz parte de um grupo de incentivo à amamentação. Ela passou informações que me deixaram mais segura para persistir na ideia de amamentar. Esta ajuda foi tão determinante que hoje eu também faço parte de um grupo de incentivo à amamentação – conta Eloise.
Amamentação no Brasil - Apesar do tempo médio do período de aleitamento materno no país ter aumentado um mês e meio entre 1999 e 2008, o Brasil ainda ocupa um patamar baixo: a OMS considera como ideal que 90% a 100% das crianças menores de seis meses tenham no aleitamento materno um alimento exclusivo. No Brasil, esse índice é, em média, de apenas 41%, segundo dados do Ministério da Saúde.
Benefícios – O aleitamento materno é a mais antiga estratégia natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança. Constitui a mais econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão. Funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.
Para as mães, o ato de amamentar ajuda na perda peso mais rapidamente após o parto e auxilia o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Também reduz o risco de diabetes, de câncer de mama e de ovário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...