matéria do estado do rio de janeiro

Pacificação do Complexo do Alemão vira tema de novela

Trama tem como ponto de partida a retomada da comunidade pelas forças de segurança

 
Depois de transformar a vida de milhares de moradores, o processo de conquista da paz do Complexo do Alemão vai ganhar, a partir de hoje, contornos de ficção, no horário nobre da TV. Esta será a primeira vez que uma comunidade pacificada será retrada no núcleo principal de uma novela. Além disso, os moradores do Alemão vão atuar na trama de “Salve Jorge”.

A retomada do Complexo do Alemão, iniciada pelo Governo do Estado e pelas Forças Armadas em novembro de 2010, é o ponto de partida da trama escrita por Glória Perez. Além de receber parte das gravações da novela, a comunidade da Zona Norte do Rio “empresta” personalidades tradicionais à novela, como Renê Silva, fundador do blog e do jornal "Voz da Comunidade"; Bruno Itan, presidente do Fotoclube do Alemão e fotógrafo do Governo do Estado; e o livreiro Otávio Júnior, que bate de porta em porta para difundir entre os moradores o hábito da leitura.

- É a primeira vez que uma favela é protagonista de uma novela. Isso é muito significativo. Aumenta a autoestima de todos nós, moradores – disse Renê, 18 anos, que relatou pelo Twitter os momentos marcantes da ocupação e virou personagem da trama.

Já Bruno Itan, de 24 anos, fará o papel dele mesmo.

– Gaguejo muito, mas não sou ator profissional, né? Outro dia repetimos a mesma cena umas oito vezes, por causa de uma fala minha. Pedi desculpas à galera – disse o fotógrafo.  

“Guerreiros” da vida real inspiram a novelista

Histórias como as de Bruno, Renê e Otávio serviram de inspiração para a novelista. A pacificação deixou marcas não só em quem viveu de perto, mas também em quem acompanhou tudo pela TV.

– O resgate dessa população que vivia ali, subjugada a bandidos, durante tantos anos, aquilo me impressionou muito, me emocionou muito. Do Alemão me veio a ideia da força guerreira dessas pessoas que conseguiram sobreviver em condições tão adversas, durante tanto tempo – explicou Glória Perez.

Para retratar com fidelidade as personalidades do Alemão, a equipe de produção da novela enviou à comunidade pesquisadoras que percorreram cada beco em busca de peculiaridades e histórias interessantes.


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...