MATÉRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Estado certifica 73 servidores para atuarem como pregoeiros

REPÓRTE
RUBEM DE PAULA

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro (Seplag) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) realizaram nesta terça-feira, 23 de outubro, a formatura dos 73 servidores aprovados na Primeira Turma do Curso de Capacitação de Pregoeiros, durante evento na PGE. Estavam presentes na solenidade o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa; o procurador chefe do Centro de Estudos Jurídicos do Rio de Janeiro, Leonardo Mattietto; o subsecretário de Recursos Logísticos da Seplag, Fábio Nunes; e a procuradora e coordenadora do curso de capacitação de pregoeiros, Aline Almeida. Durante o evento, os pregoeiros aprovados receberam um certificado de conclusão do curso.
O primeiro Curso de Capacitação foi realizado pela Seplag, em parceria com a PGE, e teve início em 1º de agosto. O objetivo foi qualificar esses profissionais, incluindo também a Rede de Pregoeiros, criada em 30 de julho, através de decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral, durante cerimônia no Palácio Guanabara.
Segundo o secretário Sérgio Ruy Barbosa, o pregoeiro exerce um papel chave no bom desenvolvimento do processo da compra. “É ele quem estimula a competição para que o Estado adquira bens e serviços com melhores preços, além de solucionar as dúvidas no momento do pregão”, disse. O secretário afirmou que o evento representa o marco de ser a primeira rede constituída.
O uso do pregão eletrônico chegou em 2003 e o Estado do Rio de Janeiro demorou a fazer. “Sempre pensamos que a Tecnologia da Informação tinha que ser o carro chefe. A rede que vocês constituem hoje é a primeira e o retrato do que queremos para o Estado: descentralizado, com recursos orçamentários próprios, mas em conjunto com as políticas do Poder Executivo”, ressaltou.
De acordo com o procurador chefe do Centro de Estudos Jurídicos, Leonardo Mattietto, a modalidade pregão é um avanço da Lei 8.666, que rege as licitações, e permite a aquisição de bens. Ainda segundo ele, a modernização da gestão tem um instrumento importante no pregão, que não existe sem a figura do pregoeiro.
Para o subsecretário Fábio Nunes, esse projeto surgiu em 2008, com o desafio de estabelecer uma rede descentralizada de gestão. “Posso afirmar que esse é o melhor curso de pregoeiros que o Brasil oferece hoje”, disse. O subsecretário afirmou que o curso teve duração de dois meses e que a Seplag já atingiu alguns objetivos, como conhecer e certificar os pregoeiros. A procuradora e coordenadora do curso, Aline Moreira, ressaltou que o resultado obtido foi excelente e que o curso teve uma prova árdua aplicada no final.


jornalista.
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...