Discurso de Antonio Azevedo aos participan​tes da ABAV 2012 – A Feira de Turismo das Américas

Aviso de Pauta
Repórte Rubem

Lembre-se: amanhã, 25 de outubro, às 10h30, o presidente Antonio Azevedo concederá coletiva de imprensa na sala de coletiva da ABAV, localizada no mezanino do Pavilhão 2 do Riocentro. Abraços, Danilo

ABAV - A Feira de Turismo das Américas - Release
Discurso de Antonio Azevedo aos participantes da ABAV 2012 – A Feira de Turismo das Américas
Confira abaixo a íntegra do discurso de Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – ABAV, dirigido aos participantes da maior feira de turismo das Américas, evento que acaba de ser aberto no centro de convenções do Riocentro com a presença de 52 países expositores. Este setor movimentou, em 2011, por meio das agências de viagens associadas à entidade, mais de R$ 90 bilhões; ampliou para 13% sua participação no PIB, e, cada vez mais, atende diferentes segmentos e nichos de mercado que demandam viagens domésticas e internacionais. As associadas ABAV respondem por 85% da rede de distribuição setorial no país, incluindo todos os canais de venda existentes, sejam eles presenciais ou virtuais, e totalizaram 160 milhões de viagens realizadas no ano passado.

Detalhe: Em 2013, a ABAV – A Feira de Turismo das Américas será realizada no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 4 e 8 de setembro; o final de semana será aberto ao consumidor.

Evento ABAV: 40 anos de evolução e relevância setorial, de alma verde e amarela e coração aberto para o mundo
A ABAV – A Feira de Turismo das Américas, ao completar sua 40ª edição, assume dimensões que são comparáveis às maiores feiras de turismo do mundo.

De fato, este é o grande evento referencial do segmento turístico do Brasil que expõe a diversidade de seus atrativos turísticos, por meio do qual promove sua oferta de serviços e infraestrutura receptiva, sendo o palco ideal para que os players do setor, expositores e visitantes aproveitem para conquistar resultados, ampliar conhecimentos e contatos, identificar tendências de mercado e realizar ótimos negócios.

Temos orgulho em dizer que A Feira de Turismo das Américas é uma iniciativa que foi idealizada pela ABAV numa época em que poucos valorizavam essa atividade econômica, hoje considerada essencial no desenvolvimento econômico e social sustentável.

No início, com formato de feira e congresso itinerantes, lançamos vários destinos nacionais, hoje consolidados com destaque no portfólio das agências de viagens e muito contribuindo para ampliar o mercado turístico brasileiro.

Desde aqueles tempos, quando o tamanho do evento ABAV permitia a realização das edições itinerantes, essa contribuição histórica em favor do desenvolvimento do turismo nacional e os resultados alcançados já demonstravam, de maneira inequívoca, a competência e a força de venda constituída pelas agências de viagens associadas.

Atualmente, em parceria estratégica com a ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo, a ABAV – Feira de Turismo das Américas, a maior feira de todo o continente americano, agrega mais benefícios para profissionais que dela participam, renovando assim sua importância e ampliando sua visibilidade no calendário global dos principais eventos e feiras internacionais de negócios do setor.
Contamos também com o apoio do Fórum das Associações das Agências de Viagens da América Latina, além de parcerias com a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – e com a APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

Alguns veículos de comunicação no exterior destacaram em manchete que “o mundo estará presente na ABAV 2012”, referindo-se à grande presença dos profissionais e das autoridades do setor de turismo de todos os continentes aqui participantes.

Temos nesta edição a presença recorde de 52 países, que conferem à ABAV a condição privilegiada de ser a principal feira internacional de turismo realizada no Brasil.

Além de comemorar 40 anos com relevantes serviços prestados, o evento está repleto de inovações interessantes e conta com mais de 1.350 expositores, reunidos em cerca de 450 estandes em uma área total de 45 mil metros quadrados, o que representa crescimento real de 15%, se comparado com a edição anterior, e a presença prevista de mais de 20 mil participantes, profissionais do setor.
Completamos hoje o ciclo de dez anos em que o evento ABAV permaneceu no Rio de Janeiro, cinco anos a mais do que originalmente previsto. Assim, com a maior e a melhor edição de todos os tempos, encerramos este ciclo com sucesso.

Mas nada impede que A Feira de Turismo das Américas retorne futuramente para o Rio de Janeiro, beneficiada pelos investimentos estruturais dedicados aos megaeventos esportivos, inclusive com a necessária ampliação de sua oferta hoteleira, tornando-a mais competitiva e atrativa.
A ABAV e o poder público

A integração entre o poder público e a iniciativa privada, por meio de ações conjuntas e que sejam alinhadas e baseadas no entendimento comum, é essencial; pois precisamos avançar com agilidade no processo de qualificação e do desenvolvimento setorial.

Esse é o primeiro passo: priorizar, com a qualidade necessária, os programas voltados para o aumento da competitividade do Turismo Nacional, que é fonte geradora e distribuidora de riquezas no Brasil.
Medidas como essas, focadas na qualidade, inovação e capacitação são vetores essenciais para o melhor ordenamento do setor e trarão ganho de competitividade para os destinos brasileiros, podendo dar um impulso à quebra de uma barreira histórica, que limita o ingresso de turistas estrangeiros no Brasil a pouco mais de cinco milhões de visitantes por ano.

Publicamente, também, renovamos nosso compromisso em empenhar o total apoio da ABAV na retomada de projetos de qualificação que muito contribuíram e, certamente, podem e devem contribuir ainda muito mais com o desenvolvimento setorial. Referimo-nos especificamente aos bem-sucedidos programas de capacitação profissional Proagência e Benchmarking, anteriormente executados pela ABAV, mas outros podem certamente ser desenvolvidos.

Nos últimos anos, com o significativo aumento da demanda, 40 milhões de novos turistas no Brasil ingressaram no mercado. E isso só fez renovar a importância dos serviços e do atendimento profissional qualificado das agências de viagens.


O desafio do turismo receptivo no Brasil
Sabemos que existem ilhas de excelência turística em serviços receptivos presentes em todas as regiões do Brasil, mas é certo que não é o suficiente. Apenas a simpatia e alegria do povo brasileiro, apesar de serem fatores positivos, não resolvem. Precisamos, acima de tudo, atingir um padrão internacional de qualidade, adequado e certificado.

Mais do que o impacto econômico gerado diretamente pela visita e a permanência dos turistas estrangeiros no Brasil, que serão atraídos pelos grandes eventos esportivos, o que mais contará a favor ou contra o futuro do turismo receptivo nacional estará determinado pelo tipo de repercussão que a mídia mundial dará à qualidade dos serviços turísticos prestados. Esse é, talvez, o principal legado pós-eventos.
Por isso, reiteramos nosso compromisso em contribuir na concepção e execução de programas de treinamento e capacitação adequados às necessidades do turismo nacional que requer investimentos dos poderes públicos, federal, estadual e municipal.

Clique aqui e veja a segunda parte do discurso. www.rubenndeanrj.blogspot.com.
jornalista. rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...