matéria do estado do rio de janeiro

Seplag e PGE certificam primeira turma de pregoeiros do Estado


jornalista.
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vão realizar nesta terça-feira, 23 de outubro, às 14h30min, a cerimônia de Certificação da Primeira Turma do Curso de Capacitação de Pregoeiros.  Ao todo, foram 73 aprovados, certificados e admitidos na Rede de Pregoeiros do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá no Auditório da PGE, Rua do Carmo, nº 27, 14º andar – Centro – Rio de Janeiro.
A segunda turma foi iniciada no dia 15 de outubro, com previsão de término para 19 de dezembro. De acordo com a gerente da Rede de Pregoeiros do Estado, Amanda Blanco, já houve uma considerável diminuição de chamados no Suporte Siga, sobre dúvidas de operação. “A proposta de rede vem se consolidando a cada dia, uma vez que os pregoeiros manifestam-se constantemente por e-mails, dividindo experiências que consideram relevantes, solicitando apoio, promovendo dúvidas, questionamentos, bem como sugestões”, disse.  
O primeiro Curso de Capacitação foi realizado pela Seplag, em parceria com a PGE, e teve início em 1º de agosto. O objetivo é qualificar esses profissionais, incluindo também a Rede de Pregoeiros, criada em 30 de julho, através de decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral, durante cerimônia no Palácio Guanabara.
Segundo Amanda Blanco, o curso foi criado para nivelar os profissionais. Os pregoeiros tiveram 54 horas de aulas teóricas ministradas, em sua grande maioria, por procuradores do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE e outras nove horas de aulas práticas ministradas por servidores da Seplag, para que os pregoeiros conheçam melhor o Sistema Integrado de Gestão de Aquisição (Siga), usado para as compras de materiais e serviços dos órgãos do Estado. O objetivo é dar formação jurídica e prática aos pregoeiros e à equipe de apoio, para a adequada condução dos pregões realizados pelo Estado.
Para o subsecretário de Recursos Logísticos da Seplag, Fábio Nunes, a Rede de Pregoeiros servirá para disseminar boas práticas e está englobada no contexto de modernização da logística do Estado. Atualmente, 45% das compras são feitas por meio de pregão eletrônico ou presencial. No Siga, 80% são feitas por pregão. “O pregoeiro é muito importante no sistema de compras, pois ele tem uma participação significativa no resultado final. Essa atividade requer um servidor preparado”, disse o subsecretário. Em 2011, as despesas do Estado com compras foram de R$ 9,3 bilhões. Desse total, R$ 4 bilhões foram comprados através da modalidade pregão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...