SEMINÁRIO DISCUTIRÁ INTEGRAÇÃO
NA REGIÃO METROPOLITANA
Construir um futuro melhor para as cidades que compõem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essa é a proposta do seminário Rio Metrópole, que começa hoje, às 18h, no auditório do anexo do Palácio Guanabara, na Rua Pinheiro Machado, s/nº, em Laranjeiras, com a palestra do ministro Gilmar Mendes, relator do projeto de discussão das Regiões Metropolitanas no Supremo Tribunal Federal (STF). A troca de experiências com outras cidades brasileiras e países como Espanha e Singapura ajudará no desenvolvimento de um projeto que ofereça o melhor à população.
Segundo o subsecretário de Urbanismo, Vicente Loureiro, a Constituição de 1988 não traçou as diretrizes para esses grandes aglomerados de cidades que foram surgindo e se tornando verdadeiros blocos de cidades. Entretanto, o crescimento populacional não foi acompanhado por projetos de saneamento, urbanização, transportes, acentuando as diferenças entre os municípios e criando abismos nos limites tênues entre as cidades.
- A proposta é discutir a melhor forma de governança metropolitana, pensando nessas regiões como áreas integradas. Mantendo a individualidade dos municípios, mas buscando soluções em conjunto, ações que permitam uma melhor mobilidade – frisou Loureiro.
Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU) vem alertando, a população urbana tende a se intensificar nos próximos anos e as cidades precisam estar preparadas para garantir a qualidade de vida da população. O seminário, que contará com técnicos de órgãos internacionais, como o Banco Mundial, quer dimensionar as possibilidades e buscar alternativas, governamentais ou híbridas, para o desenvolvimento sustentável da região metropolitana.
RADIO MUSICAL PETROPOLIS RJ 91.1 FM
PROGRAMA ALO CIDADE
DAS 11 AS 12 HS
AO VIVO
JORNALISTA / APRESENTADOR
RUBENN DEAN
TELS
021.9337.4123 / 024.2242.5628
EMAIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário