materia do governo ... rio de janeiro

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Arma elétrica é fabricada com apoio da Faperj

A partir de março, as forças policiais dos estados brasileiros poderão contar com a primeira arma elétrica incapacitante do País. Com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) de R$ 341 mil – através dos editais de Apoio à Inovação Tecnológica e do Pappe Subvenção/Rio – a empresa Condor desenvolveu a Spark.
 Após passar por rigoroso teste nos laboratórios do Exército, o armamento já poderá ser comercializado. A Spark traz novidades em seu design, desempenho e tecnologia. O equipamento emite ondas com atuação direta sobre o sistema nervoso central, causando contrações musculares e desorientação mental.  Possui dispositivo de dupla ação, que evita acionamento acidental, e dispara dois dardos capazes de neutralizar sem causar lesão grave.
A arma também tem memória digital interna, com hora e data dos disparos efetuados. A Secretaria de Segurança do Rio já utiliza armas não letais para assegurar a integridade física das tropas e evitar acidentes. O Governo do Estado recebeu, no ano passado, do Ministério da Justiça 450 pistolas eletrônicas para serem distribuídas às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
As armas foram equipadas com um sistema de identificação e registro do disparo.
– É fundamental para a modernidade da segurança urbana a construção de projetos de armas não letais. A Faperj considera esse programa, além de inovador, necessário para fazer do Estado do Rio de Janeiro o centro desses projetos não só no Brasil como na América Latina – afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
Parceria entre Estado e indústria
De acordo com o presidente da Condor, Carlos Erane de Aguiar, a empresa possui capital 100% nacional sendo a única no Brasil voltada para a fabricação de armas e munição não letais com padrão de qualidade internacional.
– A Spark foi concebida com o fundamental apoio da Faperj. Isso mostra a importância das parcerias Estado-Indústria e da inteligência hoje concentrada em universidades e centros de pesquisa – disse Aguiar.

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123

Nenhum comentário:

Postar um comentário