A Disney e a Marvel anunciaram "O Poder É Nosso", ação focada em inclusão que convidou cinco artistas brasileiros negros para recriarem personagens clássicos como Pantera Negra, Miles Morales e Tempestade.
Com seus próprios estilos artísticos e bagagem cultural, os artistas Negritoo, Crica, Massai, Luna B e DGOH, sob supervisão da estilista Jal Vieira, trouxeram a própria visão de Pantera Negra, Tempestade, Miles Morales, Mulheres de Wakanda e Falcão.
As novas artes foram transformadas em um guia de estilo para licenciamento de produto. Inicialmente, a parceria originou uma coleção exclusiva na C&A, que terá mais de 40 itens desde vestuário, calçados e acessórios para crianças, jovens e adultos. Os produtos já estão disponíveis em mais de 70 lojas da rede.
Massai conta, em entrevista ao IGN Brasil, que sequer pestanejou quando recebeu o convite para reimaginar Miles Morales. "Quando soube o que era, fiquei maluco. Acho que todo jovem dos anos 1980, 90 ou 2000 tem uma conexão forte com o Homem-Aranha. Ainda mais, no nosso caso, com o Miles Morales, por ser um Homem-Aranha negro".
"Já desenhei muito o Homem-Aranha na minha vida. Aproveitei a silhueta do personagem, trabalhei com poses clássicas, outras nem tanto. E muita cor. Deu para brincar bastante, mas sem fugir do personagem e do meu estilo", afirma Massai.
"O projeto me manteve esperançoso durante a pandemia, pensava 'quando acabar a pandemia, vai acontecer'. Foi um período muito ruim pra muita gente", diz DGOH, incumbido de reinterpretar o Falcão – atual Capitão América do MCU.
Uma das marcas registradas de DGOH é a coloração azul na pele dos personagens que desenha – e ele manteve a assinatura com o Falcão neste projeto. "Foi o encontro do meu universo, Diego, com o da Marvel. Inseri o azul, mas sem descaracterizar o original".
Já Crica, que fez a sua versão da Tempestade, estudou fases anteriores da personagem nos quadrinhos e adicionou um pouco de afro culturismo. "Algumas fases com o lado mais glamoroso, mais punk. Mas também procurei referência dentro do meu trabalho: sou grafiteira e faço mulheres negras, quis trazer esse afro culturismo, olhar para a ancestralidade dela. Ela é uma mulher do futuro, apesar de ainda não ser tão bem utilizada no cinema, por exemplo".
Como parte da campanha, a Disney fará uma doação para o PretaHub, instituição apoiada pela C&A que trabalha com empreendedores pretos. O valor de USD$ 50 mil será destinado para a Casa Preta Hub na cidade Cachoeira no Recôncavo da Bahia, espaço pensado para apoiar os artistas locais a produzir conteúdo digital, e para o Afrolab, que apoia designers negros através do programa Educação Empreendedora.
A Marvel e a Disney garantiram que "O Poder é Nosso" não será uma ação pontual, e sim um projeto recorrente e "parte importante do compromisso de Diversidade, Equidade e Inclusão" da marca.
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