NOTA A IMPRENSA
REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT.33.689-1RJ
Rock in Rio: Beyoncé será headliner na noite de abertura do festival
Cantora é a mais votada em pesquisa realizada pelo Rock in Rio junto ao público
Rio
de Janeiro . 2013 .
A cantora norte-americana Beyoncé,
considerada a maior atração pop no mundo, anunciou na madrugada desta
segunda-feira, após impecável performance no Super Bowl 2013 — final da
liga nacional de futebol americano —, a sua participação no Rock in Rio,
como parte da turnê "The Mrs. Carter Show - World Tour" — com início na
Europa, em 15 de abril. O comunicado pela artista foi feito
simultaneamente ao da organização do festival, que confirmou a
informação em seu site oficial (www.rockinrio.com.br). A artista, uma
das mais votadas em pesquisa realizada pelo Rock in Rio, subirá ao Palco
Mundo na primeira noite do evento, dia 13 de setembro. Sua última
apresentação no Brasil aconteceu em 2010, quando fez cinco shows pela
turnê mundial "I Am... Tour", passando por Florianópolis, São Paulo, Rio
de Janeiro e Salvador.
Foi também com esta turnê que a artista alcançou o # 1 na parada da
Billboard Hot Tours. "I Am... Tour"emocionou mais de 1,1 milhões de fãs.
No total, foram realizados mais de 100 shows, em 32 países e seis
continentes.
Beyoncé faz parte da lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos,
ocupando o quarto lugar dos melhores da década de 2000. No Grammy Awards
de 2010, Beyoncé se tornou a artista feminina mais premiada em uma
única edição ao ganhar seis das dez categorias em que concorria. A
cantora tem no total 16 Grammys, sendo 13 em carreira solo e três com o
grupo R&B Destiny's Child, e é uma das artistas que mais ganhou a
premiação. A norte-americana é recordista em vendas, foram mais de 75
milhões de discos no mundo todo, número que cresce para 100 milhões se
juntar as vendas do grupo que alavancou sua carreira.
Desde pequena, Beyoncé se relaciona com o meio artístico. Criada no
Texas pelo pai, empresário e executivo musical, e pela mãe, figurinista e
hairstylist, começou a cantar quando criança. Em 1997, aos 16 anos,
iniciou a carreira como vocalista do grupo feminino de R&B Destiny's
Child, que vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo, ficou
conhecida mundialmente.
Em paralelo com Destiny's Child, em 2003, ela lançou carreira solo, com o
álbum "Dangerously in Love", alcançando o topo das paradas de sucesso.
Já no ano seguinte, a cantora foi premiada com cinco Grammy Awards. Em
2005, o grupo se separou, e Beyoncé manteve sua carreira independente.
Os discos seguintes "B-day" (2006) e "I Am... Sasha Fierce" (2008)
atingiram grande sucesso comercial, tendo o último conquistado
certificação como disco de diamante. O último álbum de estúdio foi
lançado no ano passado. Com o título 4, este foi o primeiro em que ela
trabalhou sem a administração de seu pai Matthew Knowles, seu
ex-empresário.
Em 2009, foi eleita pela revista Forbes a artista mais rica do mundo com
menos de 30 anos de idade. Em 2011, a mesma revista a elegeu a mulher
afro-americana mais poderosa dos Estados Unidos.
Atualmente, Beyoncé traz na bagagem 16 prêmios Grammy. Foi nomeada pela
Billboard uma das principais cantoras e também figura o ranking de
rádios como uma das melhores cantoras dos anos 2000.
Sobre a turnê "The Mrs. Carter Show - World Tour"
A turnê "The Mrs. Carter Show - World Tour" promete ser o
empreendimento mais ambicioso da artista, superando todos os shows já
realizados pela artista. Programado para ser executado por quase um ano,
a segunda "perna" da turnê está previsto para a América Latina,
Austrália e Ásia. Entretanto, a turnê passará primeiramente pela Europa,
onde Beyoncé se apresentará em 20 Cidades, e America do Norte, onde
também se apresentará em mais de 20 Cidades.
Após seu desempenho histórico no SuperBowl Pepsi XLVII Halftime Show, em
Nova Orleans, Louisiana, Beyoncé oficialmente retorna a uma agenda de
shows em tempo integral, o primeiro desde a I AM ... WORLD TOUR em 2009,
com um projeto ousado e uma produção de ultima geração.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo,
contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011),
Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O
festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968
artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música,
com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países
pela TV e pela internet.
O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria
de festivais de música. Em 2011, o evento foi Trending Topics do Twitter
em 13 países. Suas redes contam com mais de 7,5 milhões de seguidores e
está na frente de outros grandes festivais de musica do mundo.
Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo
o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas
socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social
Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já
beneficiou em 12 edições milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na
Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos
provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com
seus parceiros, que somam US$16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas
estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na
Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também
formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou
760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais
em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre
muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo
Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação
dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros,
foram doados 2200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o
Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de
música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de
Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e
40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais
especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).
Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das
emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e a implementar
um amplo plano de gestão de resíduos, Além de ter investido num plano
de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas
práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a
cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.
A venda de ingressos para o Rock in Rio está prevista para abril de 2013
em data a ser confirmada pela organização. Durante a venda do Rock in
Rio Card em outubro de 2012, os ingressos para o festival esgotaram em
apenas 52 minutos — um recorde absoluto. O valor do bilhete é R$260
(inteira) e R$130 (meia-entrada).
O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de
setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro
de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av.
Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy