MATÉRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Estado entrega equipamentos agrícolas em Barra do Piraí

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.
021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY


A Secretaria de Habitação entregou na sexta-feira (5/10) insumos e maquinários que vão impulsionar a produção autossustentável dos agricultores familiares legalizados no assentamento 1º de Maio, em Barra do Piraí, na Região Centro-sul Fluminense. O projeto faz parte do Programa de Apoio à Produção, do Iterj (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro), que tem como objetivo fomentar a produção sustentável e a autonomia financeira dos contemplados pelo programa de regularização fundiária. A iniciativa legaliza imóveis de famílias que recebem até cinco salários mínimos no estado.

– O governo está regularizando os 22 assentamentos rurais em áreas do estado, mas isto somente não basta. É preciso garantir qualidade de vida e fomentar a autossustentabilidade dos agricultores familiares. A Secretaria de Habitação investe neste Projeto de Apoio à Produção, e os resultados já podem ser vistos – disse o secretário de Habitação, Rafael Picciani.
 
Além do maquinário e dos insumos, os agricultores receberam um resfriador de leite, capaz de reduzir a temperatura do produto em até 3 horas.
– Temos um tanque de leite bom, mas não podíamos produzir mais por falta deste equipamento. Agora, cada agricultor vai aumentar a produção diária de 40 para 140 litros e ampliar as vendas – explicou o assentado Carlos Roberto Rodrigues de Moraes.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Sérgio Couto, os ganhos com este projeto são muito grandes.

– Nosso canavial é trabalhado comunitariamente pelas 43 famílias que vivem no assentamento. Se todos nós tivéssemos de roçar, arar e plantar toda essa terra ‘no braço’, levaríamos um tempo danado. O trator vai resolver tudo isso – afirmou Sérgio

Legalização beneficiou 150 pessoas

O assentamento 1º de Maio é ocupado atualmente por cerca de 150 pessoas que vivem no local desde 2003. As casas dos pequenos agricultores foram legalizadas em dezembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...