MATÉRIA SOBRE CINEMA PARA TODOS.

CINEMA PARA TODOS DIVULGA ESCOLAS SELECIONADAS PARA CIRCUITO DE CINECLUBES

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK. 
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY
 
Vinte e duas das 30 escolas selecionadas estão localizadas em municípios sem salas de cinema, reforçando o objetivo do programa de descentralizar o acesso à produção de obras audiovisuais
 
O Programa Cinema Para Todos – iniciativa do Governo do Rio de Janeiro, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação – divulga a relação de escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, selecionadas para implantação de cineclubes. Das 30 escolas agraciadas, 22 estão localizadas em municípios sem salas de cinema, corroborando com o principal objetivo do programa de promover a descentralização do acesso à produção nacional de obras audiovisuais. A lista completa das escolas pode ser conferida no site do Cinema Para Todos (www.cinemaparatodos.rj.gov.br), no Diário Oficial do Rio de Janeiro, do dia 10 de outubro de 2012, ou abaixo.
 
Diante da grande procura do Circuito de Cineclubes do Cinema Para Todos, o prazo para a seleção das escolas precisou ser ampliado para análise cuidadosa da SEC, da SEEDUC e do Instituto Cultura Em Movimento (ICEM).  Dos 92 municípios que compõem o Estado do Rio de Janeiro, 64 apresentaram projetos, totalizando 168 escolas inscritas. Dentre esses 64 municípios, 38 não possuem salas de cinema e enviaram 65 projetos para apreciação. É o caso de São Fidélis (no Norte Fluminense), Rio Claro (na Região Sul) e Iguaba Grande (na Baixada Litorânea), que foram agraciados pelo programa.
 
O Circuito de Cineclubes recebeu projetos de norte a sul do Estado. A seleção contemplou 14 municípios da Região Metropolitana, sendo duas escolas no Rio de Janeiro (Ilha do Governador e Santa Cruz); quatro do Noroeste Fluminense; cinco da região Norte; três municípios do Centro; dois da região Sul; e um da Baixada Litorânea.
 
Além da distribuição geográfica dos inscritos e selecionados, outro objetivo do circuito que será atendido com a implantação dos cineclubes é atender localidades em que a oferta de atividades ligadas à difusão audiovisual é escassa e a relação espectadores/salas de cinema, alta. Sendo assim, a seleção incluiu municípios altamente populosos que não possuem salas de cinema, como Belford Roxo (469.332 habitantes) e Queimados (137.962 habitantes) e também aqueles que possuem cinemas, mas que apresentam alta densidade demográfica, como Rio de Janeiro (6.320.446 habitantes), São Gonçalo (999.728) e Duque de Caxias (855.048).
 
Dentre as instituições selecionadas, destacam-se o projeto “CineMagia” do Colégio Estadual Padre Carlos Leôncio da Silva, na Ilha do Governador, que pertence ao Departamento de Ações Socioeducativas (DEGASE) e atende adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa em regime de internação provisória. Outros exemplos são: Colégio Estadual Waldemiro Pitta, de Cambuci, primeiro colocado no Ideb do estado do Rio de Janeiro; e o CIEP 393 Brizolão Aroeira, de Macaé, que já demonstrou interesse pela atividade audiovisual com sua participação nas Oficinas de Videointeratividade do Cinema Para Todos. Há ainda projetos originados na zona rural, como o “Cineclube CEAQ”, do Colégio Estadual Antônio Quirino, de Visconde de Mauá, e outros, cujo envolvimento dos próprios alunos foi determinante, como foi o caso do CIEP Brizolão 289, de Engenheiro Paulo de Frontin.
Cada uma das 30 escolas da rede pública estadual de ensino, selecionadas para a implantação de cineclubes, receberá um kit de equipamentos de áudio e vídeo (incluindo telão de 100 polegadas, projetor multimídia, leitor de DVD, mesa de som, caixas acústicas amplificadoras e microfone, entre outros) e acervo de DVDs com direitos de exibição liberados para esta atividade. Antes da inauguração dos cineclubes prevista para o início do ano letivo de 2013, os alunos e professores receberão uma oficina de capacitação cineclubista, na qual serão abordadas as questões técnicas, pedagógicas e gerenciais para a manutenção de um cineclube dentro da escola.
 
As selecionadas terão até o dia 26 de outubro para enviar a documentação solicitada na Convocação.
 
- O Cinema Para Todos tem contribuído bastante para a difusão do cinema brasileiro no Rio de Janeiro, proporcionando aos alunos da rede estadual acesso a todos os filmes nacionais assim que eles entram em cartaz, expondo-os à diversidade de estilos, temas e universos que compõem a produção nacional. Neste segundo semestre, o programa alcança um novo patamar ao também estimular entre os alunos a atividade cineclubista, um universo pelo qual tenho particular carinho, pois participei, eu mesma, de cineclubes, nos meus tempos de estudante. Sei bem o quanto são importantes na formação cultural de um jovem – observa a Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes.
 
O cineclubismo tem um papel estratégico na democratização do acesso e na difusão de obras audiovisuais muitas vezes preteridas pelo mercado exibidor. A implementação de cineclubes em escolas traz a conjugação de educação e cultura, por meio de exibição de filmes e debates, complementando as ações já realizadas pelo Programa.
 
A meta do Cinema Para Todos com mais esta ação é alcançar mais 200 mil espectadores entre alunos e educadores da rede pública estadual de ensino.

Sobre o Cinema Para Todos
 
O Cinema Para Todos (CPT) tem por objetivo estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segmento Ensino de Jovens Adultos às salas de cinema. O programa atua em duas frentes: organizando sessões exclusivas para escolas e promovendo a distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em qualquer dia e hora nas 65 salas de cinema conveniadas em todo o Estado, para todos os filmes brasileiros em cartaz, inclusive finais de semana e feriados, sem obrigação de uniforme ou apresentação de caderneta escolar.
 
O CPT já levou às salas de cinema mais de 700 mil espectadores de mais de mil escolas da rede estadual, que puderam assistir a mais de 100 filmes nacionais. Esse ano já foram exibidos no CPT filmes como “Xingu”, “O Palhaço” e “Heleno” e nesse mês de agosto estão em cartaz “Vou rifar meu coração”, “Corações Sujos” e “Diário de Tati”, além de “À beira do caminho”. Os 27 municípios beneficiados pelo programa são: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
 
Para este segundo semestre, estão previstas as estreias nos cinemas da comédia “Os penetras”, de Andrucha Waddington, com Marcelo Adnet; e “5 x Pacificação”, entre demais filmes nacionais que poderão ser vistos pelos alunos e professores neste período.
 
Os vales-ingresso podem ser retirados nas escolas pelos alunos, seguindo a classificação indicativa de cada filme.  Em alguns casos, as sessões agendadas pelas escolas contam com a presença de direção e elenco dos filmes exibidos. O agendamento pode ser feito por e-mail: agendamento@cinemaparatodos.rj.gov.br ou por telefone (21-2220-3638 e 21-2524.6647). O programa promove também oficinas de videointeratividade e encontros pedagógicos com os professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!

Musica do Cantor Tinie Tempah!!!