MATÉRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Estado entrega equipamentos agrícolas em Barra do Piraí

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.
021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY


A Secretaria de Habitação entregou na sexta-feira (5/10) insumos e maquinários que vão impulsionar a produção autossustentável dos agricultores familiares legalizados no assentamento 1º de Maio, em Barra do Piraí, na Região Centro-sul Fluminense. O projeto faz parte do Programa de Apoio à Produção, do Iterj (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro), que tem como objetivo fomentar a produção sustentável e a autonomia financeira dos contemplados pelo programa de regularização fundiária. A iniciativa legaliza imóveis de famílias que recebem até cinco salários mínimos no estado.

– O governo está regularizando os 22 assentamentos rurais em áreas do estado, mas isto somente não basta. É preciso garantir qualidade de vida e fomentar a autossustentabilidade dos agricultores familiares. A Secretaria de Habitação investe neste Projeto de Apoio à Produção, e os resultados já podem ser vistos – disse o secretário de Habitação, Rafael Picciani.
 
Além do maquinário e dos insumos, os agricultores receberam um resfriador de leite, capaz de reduzir a temperatura do produto em até 3 horas.
– Temos um tanque de leite bom, mas não podíamos produzir mais por falta deste equipamento. Agora, cada agricultor vai aumentar a produção diária de 40 para 140 litros e ampliar as vendas – explicou o assentado Carlos Roberto Rodrigues de Moraes.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Sérgio Couto, os ganhos com este projeto são muito grandes.

– Nosso canavial é trabalhado comunitariamente pelas 43 famílias que vivem no assentamento. Se todos nós tivéssemos de roçar, arar e plantar toda essa terra ‘no braço’, levaríamos um tempo danado. O trator vai resolver tudo isso – afirmou Sérgio

Legalização beneficiou 150 pessoas

O assentamento 1º de Maio é ocupado atualmente por cerca de 150 pessoas que vivem no local desde 2003. As casas dos pequenos agricultores foram legalizadas em dezembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...