1/12 Dia Mundial de Luta Contra a Aids .alerta para aumento do número de casos da doença em idosos

Aviso de Pauta
Repórte
Rubem de Paula

1/12 Dia Mundial de Luta Contra a Aids

SBGG alerta para aumento do número de casos da doença em idosos

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Departamento de DST e Aids, do Ministério da Saúde, de 1980 até junho de 2011, foram notificados 16.838 casos de Aids em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Embora o número absoluto de casos ainda seja pequeno em comparação com outras faixas etárias, o ritmo de crescimento da doença entre os idosos é preocupante, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de geriatria e Gerontologia, Nezilour Lobato Rodrigues.

A geriatra explica que a maior dificuldade se dá pelo fato de que o atual idoso viveu numa época em que o uso de preservativo não era difundido. Para esses idosos o preservativo é um elemento pouco utilizado anteriormente o que gera uma dificuldade técnica de utilização. Além disso, essa faixa etária não se preocupa mais com a prevenção de gravidez, o que normalmente é um estímulo à adoção da camisinha pelos jovens. “Se é difícil convencer uma geração jovem que teve educação sexual e, mesmo assim, não usa camisinha, imagine convencer um idoso que nunca usou preservativo” lembra.

Nezilour alerta para a importância de se desenvolver campanha de prevenção da DST/Aids voltadas para esse público. “Estamos diante de uma nova geração de idosos, muito mais ativos sexualmente, mas a escassez da inclusão desse grupo etário em campanhas de prevenção faz com que as pessoas se sintam à margem dos riscos de serem contaminadas pelo HIV, o que sustenta comportamentos inapropriados”. Para a presidente da SBGG as campanhas devem incentivar desde o uso do preservativo até o acompanhamento médico em casos de comportamento de risco. “O diagnóstico tardio é um dos maiores vilões da luta contra a doença, quando ela se apresenta em idosos, portanto tornar o teste para HIV parte da rotina de exames é tão importante quanto controla o diabetes, por exemplo,”, conclui a especialista.

Informações à imprensa: 

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email
facebook.
eddie rubenn dean murphy

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...