Vacina contra a gripe só vai ser oferecida até esta sexta-feira
Dose precisa ser tomada logo para ter efeito quando o inverno chegar
Rio - A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, mas apenas cerca de 40% das pessoas que deveriam ser imunizadas no Brasil procuraram os postos de saúde. A meta do Ministério da Saúde é de 80%. Nem mesmo idosos estão se vacinando: na mesma fase, em campanhas anteriores, 70% já teriam tomado suas doses, mas o número atual, no estado do Rio, é de 31% deste público-alvo.
Até ontem, no município do Rio, tomaram a vacina somente 40% das 930 mil pessoas que compõem a meta (idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, grávidas e profissionais de saúde).
Segundo a gerente do programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Lemos, é importante que as pessoas vão ao posto o quanto antes. “O organismo precisa de um tempo para produzir os anticorpos protetores. Se a pessoa demorar muito, quando chegar o período crítico de gripe, no inverno, não estará totalmente protegida”, afirma.
Bebês e gestantes, grupos mais afetados pela gripe suína em 2009, e incluídos na campanha deste ano, não podem deixar de tomar a dose. “A vacina tem a validade de um ano. É preciso que todos os grupos de risco estejam protegidos”, recomenda Cristina. Este ano, a vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe, inclusive o H1N1 (gripe suína), que ainda provoca surtos fora do Brasil. “Por isso há sempre o risco de que o H1N1 volte a nos preocupar”, conclui a gerente.
ESSA MATERIA
JORNAL ODIA
RUBENN DEAN PAUL ALWS
RADIO MUSICAL PETROPOLIS RJ 91.1 FM
TELS.021.9337.4123 ... 024.2242.5628
VAMOS APROVEITAR AS OPORTUNIDADE
ESTAMOS EM MUDANÇA DE CLIMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário