RADIO MUSICAL PETROPOLIS RJ 91.1 FM
JORNAL DIARIO DE PETROPOLIS RJ LTDA
APRESENTADOR
JORNALISTA
RUBENN DEAN PAUL ALWS
JORNAL DIARIO DE PETROPOLIS RJ LTDA
APRESENTADOR
JORNALISTA
RUBENN DEAN PAUL ALWS
Salário pedido está acima do que RJ pode pagar, diz coronel a bombeiros
Afirmação foi feita nesta noite, após reunião com representantes da categoria.
Para comandante do Corpo de Bombeiros, proposta tem de ser reformulada.
Ainda de acordo com o coronel Sérgio Simões, no pedido apresentado pelos bombeiros, o salário de coronel ultrapassaria o teto pago pelo estado, que é o do governador. O comandante pediu aos representantes dos bombeiros que refizessem a proposta e voltassem a apresentá-la na próxima quinta-feira (9). O horário e local da nova reunião, no entanto, ainda não foram divulgados.
"Eu os alertei e pedi que refizessem a proposta nos parâmetros adequados para avançarmos no entendimento. Não faz sentido levar adiante essa proposta porque ela não vai passar", comentou o comandante.
Prisão de bombeiros
O coronel Simões disse que a prisão dos 439 bombeiros foi outra questão discutida com os representantes. O comandante informou que o grupo apresentou uma lei federal, que já anistiou presos de outros estados em situação semelhante a dos militares do Rio. No entanto, Simões argumentou que tem dúvidas da eficácia legal da lei e ressaltou que não cabe a corporação decidir pela liberação dos presos.
Ainda nesta terça, o comandante do Corpo de Bombeiros se encontrou com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), e o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes. "O diálogo está restabelecido, o que eu acho fundamental porque a gente encontra uma saída", disse Paulo Melo ao sair da reunião.
Escadarias da Alerj
Por volta das 20h50 de terça-feira, centenas de bombeiros continuavam ocupando as escadarias da Alerj em protesto contra a prisão dos 439 colegas de farda presos. O grupo foi preso após invadir o Quartel Central da Corporação durante um protesto por aumento de salário e melhores condições de trabalho.
Nas portas da Alerj, os manifestantes têm a companhia de parentes e amigos dos bombeiros presos, que seguem reivindicando melhores salários e condições de trabalho para os agentes.
Pedido de liberdade provisória
"O pedido de relaxamento de prisão foi feito porque, até o momento, a Defensoria não recebeu o Auto de Prisão em Flagrante dos militares, o que tornaria a prisão ilegal. Para os Defensores, a demora na comunicação não se justifica nem mesmo com o número elevado de detidos", explicou, em nota, a Defensoria Pública.
Já no pedido de Liberdade Provisória, ainda segundo a assessoria da Defensoria, "é afirmada a desnecessidade da prisão dos Bombeiros, uma vez que num Estado Democrático de Direito a regra é que o réu responda ao processo em liberdade, só podendo ser preso após a condenação transitada em julgado".
"Além disso, a prisão provisória é uma medida excepcional, não podendo ser aplicada como forma de punição antecipada", diz a nota, acrescentando que os defensores públicos "entendem que os bombeiros exercem atividade lícita e estável como servidores públicos".
No último domingo (5), a juíza Maria Izabel Pena Pieranti negou o habeas corpus a um bombeiro preso. A informação foi confirmada na tarde desta terça pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), após divulgação da decisão no site do governo do estado.
PROGRAMA ALO CIDADE
AO VIVO
DAS 11 AS 12 HS
DE SEG A SEXTA
APRESENTADOR
RUBENN DEAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário