TPM ... ASSUNTO PARA MINIZAR SINTOMAS.


13/07/2011


TPM: Especialista dá dicas de como aliviar os sintomas

Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Para fazer o download do arquivo de áudio, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar Destino Como..."

Roteiro:

Tempo do Áudio: 1min54seg
LOC/REPÓRTER: Chega um determinado período do mês em que a maioria dos homens quer mesmo é ficar longe das mulheres. O temor tem nome: é a tensão pré menstrual, a famosa e perigosa TPM.  A assistente administrativa Janaina Trindade Lírio já sofreu com os sintomas da TPM e conta como era essa fase.
TEC/SONORA: A assistente administrativa, Janaina Trindade Lírio
 "Na verdade é mesmo a impaciência, a tolerância zero, literalmente, com o marido, filho. Essas coisas, até os colegas de trabalho percebem. Acaba estourando mesmo com os nossos familiares que a gente tem maior liberdade de estar falando, estourando. Se você não se controlar, realmente é fogo."
LOC/REPÓRTER: Mas será que é possível controlar os sintomas da TPM?  O chefe do serviço de ginecologia do Hospital Federal de Bonsucesso do Rio de Janeiro, Luiz Zamagna, dá duas dicas para aliviar os sintomas da TPM.
TEC/SONORA: chefe do serviço de ginecologia do Hospital Federal de Bonsucesso do Rio de Janeiro, Luiz Zamagna.
"A ginástica aeróbica ela condiciona o organismo a uma melhor circulação, você produz a endorfina que é um hormônio que libera morfina endógena. Ela age a favor de você ter prazer no que está fazendo. E a pílula anticoncepcional porque ela não deixa o hormônio alterar. Um comprimido que você toma diário e que você pode tomar, se quiser, continuamente. Com isso, você não tem aquela queda e aquela mudança hormonal mensal."
LOC/REPÓRTER: Janaína está há, mais ou menos, sete meses tomando pílula de forma contínua e garante que já sentiu a melhora dos sintomas. O especialista explica que a TPM é um fenômeno que ocorre por alterações hormonais. O ciclo feminino é divido em duas partes: a fase estrogênica e da progesterona. Quando encerra o primeiro ciclo existe a queda hormonal para a mulher menstruar. E atenção aos companheiros: o ginecologista alerta que nenhum estudo cientifico comprova a eficácia do chocolate para amenizar os sintomas da TPM.
Reportagem,

radio musical petropolis rj 91.1 fm
jornalista
rubenn dean
tel...021.9337.4123
email

rubenndeanrj@terra.com.br / rubenndeanrj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...