MATERIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO HOJE

Olimpíadas: Cabral diz que ‘segurança permanente e maior mobilidade urbana’ serão heranças de 2016 para população do Rio

Em visita ao Parque Olímpico de Londres, governador afirma que legado dos Jogos para o estado será maior do que para os britânicos


LONDRES – O governador Sérgio Cabral disse nesta sexta-feira (23/09) que, se comparadas as realidades das duas cidades, os Jogos Olímpicos de 2016 deixarão um legado muito mais amplo para a população do Rio de Janeiro do que o evento de 2012 deixará para os londrinos. Cabral encontrou-se com o presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres, Sebastian Coe, e visitou o Parque Olímpico da cidade, em fase final de obras.

– Londres é uma cidade onde a qualidade de vida, os serviços públicos, a infraestrutura já é muito evoluída. Portanto, eles escolheram uma área da cidade que estava degradada, algo raro aqui. No caso do Rio de Janeiro, nós teremos condições de oferecer um legado mais amplo. A população sentirá, de fato, o antes e o depois dos Jogos de 2016: a área portuária renovada, maior mobilidade urbana, com mais metrô e os BRTs, saneamento básico, lagoas e rios dragados, novas habitações, segurança pública permanente. O ótimo trabalho feito aqui é inspirador para nós e, ao mesmo tempo, aumenta o nosso compromisso de fazer grandes Jogos Olímpicos e, sobretudo, de deixar um legado consistente para a nossa população – afirmou o governador, depois de conhecer o Estádio Olímpico, o Parque Aquático, o Velódromo e a Arena onde serão disputadas as partidas de basquete.

Cabral destacou que, além de sediar as instalações esportivas, o Parque Olímpico que será construído no Rio servirá, depois dos Jogos, como área para formação de atletas e de lazer.

– O que a gente verifica aqui é uma região de Londres modificar-se completamente. Isso me lembra muito o que nós teremos de possibilidades, em termos de legado, na Zona Oeste do Rio, por exemplo. Em lugares como Realengo, Bangu, Deodoro, com um grande parque que será deixado para aquela região, onde moram quase 2 milhões de pessoas com poucas opções de áreas de lazer. Por outro lado, na Barra da Tijuca, o Parque Olímpico será outra grande herança como local de formação de atletas e também de lazer para os moradores. Então, se a população de Londres, que é uma das capitais mais ricas do mundo, reconhece o quanto valeu a pena os Jogos Olímpicos terem vindo para cá, imagina o que eles vão representar para a primeira a cidade da América do Sul a recebê-los – disse o governador.

O presidente do Comitê Olímpico e Paraolímpico Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, que acompanhou Cabral na visita, ressaltou que Rio e Londres já trabalham em conjunto e intensificarão a parceria:

– A experiência de Londres já está sendo importante para o Rio. Desde o início, o Comitê Organizador daqui tem trabalhado conosco e, certamente, a administração e a operação dos Jogos serão fundamentais para o que será feito no Rio. Nós traremos em torno de 200 observadores para cá no ano que vem, sendo que alguns deles vão trabalhar diretamente com o Comitê londrino – explicou.

Quando estiver totalmente concluído, o Parque Olímpico de Londres terá capacidade para receber 180 mil pessoas por dia e vai concentrar a grande maioria das instalações esportivas dos Jogos: serão 23, entre definitivas e temporárias. Também fazem parte do projeto do parque a construção de novas avenidas e a ampliação do sistema metroviário e ferroviário.





--
 
rubenn dean paul alws
jornalista / apresentador
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@terra.com.br
rubenndeanrj@gmail.com
rubenndeanrj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil!!!...

I wish you all the success in the world, friend from afar!!! May God bless you so much, always including your family!!! This is your friend ...