materia do rio de janeiro hoje.

ernardo Rossi e Marcus Vinícius apresentam emendas para
garantir recursos no orçamento do Estado do Rio para 2012


Em trâmite na Assembleia Legislativa, o orçamento 2012 do Estado do Rio - na ordem de R$ 61 bilhões - recebeu emendas parlamentares, em conjunto, dos deputados estaduais Bernardo Rossi (PMDB) e Marcus Vinicius (PTB). "Com soma de esforços, queremos trazer os benefícios para Petrópolis", afirma Bernardo Rossi. Para Marcus Vinícius "propostas com duplo apelo têm mais chances de serem validadas e maior rapidez em implantação". O orçamento deste ano, votado em 2010, teve quase seis mil emendas apresentadas pelos deputados estaduais e 90% delas aprovadas. A previsão é de que o orçamento 2012, já com emendas, seja votado em plenário no dia 14 de dezembro.
Juntos, Bernardo Rossi e Marcus Vinícius propuseram ampliação dos serviços de saúde com a instalação de uma UPA e de uma Farmácia Popular, em Itaipava, e a criação de um hemocentro regional sediado em Petrópolis. Os deputados reivindicam ainda UTI móvel e ambulâncias convencionais para a cidade. Bernardo Rossi propôs a revitalização de Itaipava, emenda complementada por Marcus Vinícius que aponta a necessidade de um Centro de Informações Turísticas nesse distrito.
A recuperação do Vale do Cuiabá, área castigada pelas chuvas de janeiro, também mobilizou os parlamentares que pedem ao Estado projetos e verbas direcionadas para habitação, saúde e agricultura na localidade. Os deputados estão defendendo ainda maior aplicação de recursos em Defesa Civil e a descentralização do atendimento do Corpo de Bombeiros com a instalação de um grupamento no distrito da Posse.
Os parlamentares também focaram em conjunto na educação incluindo nas emendas que serão votadas pela Alerj a criação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), a ampliação dos cursos já oferecidos pelo Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) e ainda a extensão do Centro de Educação Tecnológica Profssionalizante (Cetep) para Itaipava.
Bernardo Rossi e Marcus Vinícius apresentaram ainda emendas para garantir projetos para os idosos. Rossi quer a ampliação do programa Vila da Melhor Idade, que já tem garantido um condomínio na cidade e Marcus Vinícius pediu verbas para implantação de uma unidade da Casa de Convivência dos Idosos e para uma Academia da Terceira Idade.

Bernardo Rossi: mais de 140 emendas Saúde, Educação, Turismo, Habitação e Obras foram as áreas prioritárias eleitas por Bernardo Rossi (PMDB) ao apresentar mais de 140 propostas de emendas ao orçamento do Estado do Rio para 2012. "Habitação é fundamental. Quero que o Estado do Rio reserve recursos para a regularização fundiária em locais como o Brejal, a Comunidade do Alemão e áreas de Araras como Mata Cavalo, Vista Alegre e Santa Luzia. Também foram listadas 24 de Maio, Caxambu e Bonfim. São comunidades estabelecidas há anos. A partir da posse de terra regular vamos entrar com as melhorias que o poder público pode e deve fazer", afirma.
Bernardo Rossi pediu ainda prioridade para a reforma de conjuntos habitacionais como o de Corrêas, Alto da Serra, Bingen, Sargento Boening e São Sebastião. "Ao mesmpo tempo que precisamos avançar em novas construções é preciso conservar as já existentes", aponta.
O parlamentar também quer garantir verbas para a reforma de 18 escolas estaduais em Petrópolis. Bernardo Rossi quer também a construção de uma clínica para dependentes químicos e a instalação de uma Delegacia da Mulher. "O número de habitantes e as estatísticas de violência contra a mulher e de dependentes de drogas justificam esses investimentos na cidade assim como programas de prevenção", considera.
Proteção de nascentes e matas ciliares e o desenvolvimento sustentável de bacias hidrográficas de várias localidades também foram incluídas nas emendas.
Na área de turismo, Bernardo Rossi apresentou emenda para garantir mais verbas e ampliação do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Petrópolis. Também quer incluir a revitalização das ruas Marechal Deodoro, General Osório e Aureliano Coutinho na programa de reurbanização da Rua Teresa.
Marcus Vinícius: prevenção e turismo tiveram atenção especial O petebista Marcus Vinicius apresentou emenda para a reforma do túnel extravasor do Quissamã, construído na década de 70 e que desde então nunca mais passou por avaliação. Também quer incluído no orçamento estadual programa de contenção de encostas nas áreas de risco da cidade.
O deputado estadual também apresentou emenda para que o Estado dote o distrito da Posse de um terminal intermunicipal de ônibus para fazer a integração de linhas de cidades como Petrópolis, São José, Areal e Três Rios. "O objetivo é dar mais acesso ao distrito industrial da Posse", considera.
Na área de turismo, o parlamentar quer a criação de um hotel-escola para atender à demanda de mais de 80 hotéis e pousadas de Petrópolis, também terceiro pólo gastronômico do pais com 150 restaurantes. "Também apresentei emenda para que o conjunto arquitetônico de praças do Centro Histórico composto pelas praças da Liberdade, Princesa Isabel, Inconfidência e Dom Pedro seja revitalizado". Outro destaque é a instalação de uma escola técnica que forme profissionais de nível intermediário para a restauração de imóveis. "Ela pode vir a ser formadora de mão de obra para toda a Região Serrana", prevê Marcus Vinícius.

materia do rio de janeiro
jornalista.rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...