GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
materia do rio de janeiro
jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123

Assistência Social e Proderj lançam site do programa Renda Melhor Jovem
Página na internet irá facilitar a abertura de contas e o acompanhamento do benefício pelos estudantes

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lançaram ontem o site do Renda Melhor Jovem. A ferramenta é destinada aos alunos da rede estadual que pertencem a famílias que recebem recursos do Plano Rio Sem Miséria. O Renda Melhor Jovem é uma poupança anual como prêmio pela aprovação no Ensino Médio.

Ao cadastrar o CPF do beneficiário, as informações vão diretamente para o banco de dados do Proderj, que as envia para o Banco do Brasil – parceiro do projeto e responsável por abrir as contas sem tarifas e efetuar os pagamentos. Após ativar o e-mail e fornecer o número de telefone, o aluno passa a receber outras informações, como a agência que deve procurar para finalizar o processo de abertura da conta.

Atualmente, 1.854 jovens integram o programa, que já chegou aos municípios Japeri, Belford Roxo, São Gonçalo e Magé.

– Vou investir o dinheiro em um curso de radiologia – disse Marcilene Oliveira, estudante de Japeri.

Programa será expandido até o fim do ano que vem

O primeiro pagamento do Renda Melhor Jovem será feito no início de maio. No total, 6,5 mil alunos farão parte do programa e poderão receber os benefícios ainda em 2012. Outros 50 mil poderão ser beneficiados no ano que vem.

– O programa é mais um importante incentivo para que os jovens continuem os estudos, ingressem no mercado de trabalho e busquem mais independência. Estamos felizes por sermos parceiros diretos deste programa – disse o presidente do Proderj, Paulo Coelho.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, para ter direito à poupança prevista pelo programa, os jovens têm de pertencer a famílias beneficiárias do Plano Rio Sem Miséria e precisam estar matriculados regularmente no Ensino Médio.






– Eles receberão até R$ 3,1 mil no fim do Ensino Médio e podem acessar 30% do valor concedido a cada ano para sentirem o gostinho do dinheiro. O site desenvolvido pelo Proderj, em parceria com o Bancodo Brasil, irá facilitar a abertura das contas e acompanhamento do benefício por parte do aluno. Estou certo de que será mais uma parceria campeã – afirmou o secretário Rodrigo Neves.