Coppe promove workshop sobre o impacto da pandemia na mobilidade da Região Metropolitana do RJ
O evento traz uma análise da pesquisa sobre visão do usuário do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
O Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ promove um workshop sobre o impacto da pandemia Covid-19 no padrão de deslocamento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro reunindo secretários de diferentes municípios do Rio de Janeiro e do secretário estadual de transportes do Espírito Santo.
Essa é mais uma etapa do projeto que busca entender quais os desafios e as responsabilidades da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil para a promoção de um transporte público sustentável na RMRJ.
Coordenado pelo Professor Glaydston Mattos Ribeiro, do PET/Coppe, o evento acontece dia 15 de maio, das 9 horas às 13 horas, no Auditório Ruy Barreto da Associação Comercial do Rio de Janeiro, na Rua Candelária, nº 9, 12º andar, Centro e as inscrições devem serem feitas por meio deste link.
Com a mesa, Coppe põe em pauta a análise da pesquisa “A visão do usuário do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, pré e pós pandemia”, mostrando assim, um novo panorama sobre o cenário da mobilidade urbana do estado.
O projeto foi dividido em três etapas. A primeira com realização da pesquisa de campo que identificou o padrão de deslocamento da população, seguida do debate com as empresas operadoras do sistema de transporte público e finalizada com a análise de conteúdo bibliográfico de diversos países afetados pela migração de usuário no transporte urbano.
A mesa, parte central do workshop, contará com a participação da secretária de Transportes do Município do Rio de Janeiro, Maína Celidônio; do secretário de Transportes de Nova Iguaçu, Leonardo Callijão; do secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Renato Barandier; do presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), Leonardo Matias; e do secretário de estado de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno e moderação do professor Glaydston Ribeiro.
Ainda durante o evento, após a apresentação do estudo de campo realizado pela Coppe, que envolveu 4.300 entrevistados, a diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral, mostrará o atual cenário do transporte público na RMRJ. Na sequência o secretário Fábio Damasceno falará sobre o transporte público na Grande Vitória, cujo atual modelo de gestão é tido como referência por especialistas da área.
Confira a programação:
9h00 – Recepção/Boas vindas
9h30 – Apresentação da pesquisa da pesquisa de campo: “A visão do usuário do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, pré e pós pandemia”
– Cintia Machado de Oliveira – Professora do IME e do Cefet-RJ, e pesquisadora do OPTGIS/Coppe
10h10 – “O cenário do Transporte Público na RMRJ”
– Richele Cabral – Diretora de Mobilidade Urbana – Semove
10h30 – “O Transporte Público na Grande Vitória"
– Fabio Damasceno - Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo
11h30 – “Mesa Redonda: Será que mudamos? Um panorama do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - a visão do poder público.”
– Maína Celidônio: Secretária de Transportes do Município do Rio de Janeiro
– Renato Barandier: Secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói
– Leonardo Callijão: Secretário de Transportes de Nova Iguaçu
– Leonardo Matias: Presidente do Detro-RJ
– Fábio Damasceno: Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura do ES
Moderação: Glaydston Mattos Ribeiro: Professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe e diretor executivo da Fundação Coppetec
12h40 – Considerações finais e encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário