...Com expectativa de 3 mil visitantes por dia, 33ª Uerj sem Muros reúne mostras científicas e apresentações culturais...!!!
Maior evento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a 33ª edição da Uerj Sem Muros (USM) começa hoje (24) no campus Maracanã e na Faculdade de Formação de Professores (FFP), em São Gonçalo, com expectativa de receber 3 mil visitantes por dia até o seu encerramento, no dia 28 de março. A programação apresenta mais de 3 mil mostras nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, incluindo, entre outros destaques, uma demonstração de drones usados para mapeamento aéreo em 3D e exposições de robôs utilizados em palestras na rede pública de ensino. Em paralelo, serão realizadas atividades artísticas e culturais, como as apresentações do Coral Altivoz, da Uerj, e da bateria da Escola de Samba Mirim Aprendizes do Salgueiro.
Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), esta 33ª edição adotou como tema central “Os Desafios da Agenda 2030: Democracia, Sustentabilidade e Justiça Social”. Os ODS são compostos por 17 objetivos interconectados para o cumprimento da Agenda 2030, entre eles a busca da erradicação da pobreza; a proteção do meio ambiente e do clima; e a garantia de paz e prosperidade para todos.
A pró-reitora de Extensão e Cultura (PR3) da Uerj, Ana Santiago, considera o tema imprescindível para os tempos atuais. “Não há possibilidade de construirmos sociedades sustentáveis sem justiça social e democracia. Os ODS apontam objetivos de atuação, mas os caminhos que precisamos traçar são mais profundos que a proposta da Agenda 2030 permite. A superação das questões ambientais passa pela construção de novas relações produtivas, políticas e sociais. Impossível realizar essa tarefa sem mobilização social e redução ou eliminação das múltiplas desigualdades”, ressalta.
Unificação do evento
Até a edição anterior da USM, a Universidade organizava separadamente três grandes eventos: a Semana de Graduação, a Semana de Iniciação Científica e a Mostra de Extensão. Para a edição atual, foi proposta a unificação dessas iniciativas, que, segundo Ana Santiago, acontecem de maneira conjunta desde a fase de preparação, promovendo uma experiência mais coesa para a comunidade acadêmica. “Um aspecto importante da atual edição da Uerj Sem Muros é que o edital e o evento foram construídos coletivamente pelas três pró-reitorias envolvidas [PR1, PR2, PR3]. Esse processo ainda precisa de ajustes, mas acumulamos experiência para a próxima USM, que seguirá o mesmo modelo”, completa ela.
Confira a Programação Geral da 33ª USM
Apresentações de abertura da 33ª USM
A cerimônia de abertura da 33ª edição da Uerj Sem Muros, que acontece hoje (24), às 17h, na Capela Ecumênica do campus Maracanã, terá como destaque a conferência “Democracia, Sustentabilidade e Justiça Social”, ministrada pelo deputado estadual (PSB-RJ) Carlos Minc. Outra atração será a apresentação do Coral Altivoz, da Uerj. A mesa de abertura terá a participação da reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva, do vice-reitor, Bruno Deusdará, dos cinco pró-reitores da Universidade e de Carlos Minc. As inscrições para participar da solenidade podem ser feitas pela internet.
Na quinta-feira, dia 27 de março, a programação artística e cultural da Uerj Sem Muros continua com duas atrações especiais. Às 19h, acontece, na Concha Acústica Marielle Franco, no campus Maracanã, a performance do bloco “Mistério há de pintar por aí”, nome inspirado em um trecho da música “Esotérico”, de Gilberto Gil, em homenagem ao artista que é Doutor Honoris Causa pela Uerj. Na sequência, a bateria da Escola de Samba Mirim Aprendizes do Salgueiro encerra as apresentações do dia.
22ª Semana da Graduação
Organizada pela Pró-reitoria de Graduação (PR1), a Semana de Graduação da Uerj tem como objetivo divulgar e avaliar as experiências de ensino e aprendizagem. A programação inclui 1.203 mostras, entre elas, apresentações de monografias, projetos finais de curso e trabalhos de conclusão.
Outro destaque é o projeto “Conhecendo a Uerj”, que receberá alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas para visitas guiadas ao campus Francisco Negrão de Lima (Maracanã), oferecendo uma oportunidade para conhecer os cursos de graduação e a estrutura da Universidade.
As modalidades da premiação dos trabalhos na Semana de Graduação consistem em: Estágio Interno Complementar (EIC); Iniciação à Docência (ID); Monitoria (Mon); projetos Prodocência; e monografias e trabalhos de conclusão de curso.
Confira a programação completa da 22ª Semana de Graduação.
33ª Semana de Iniciação Científica
A Semana de Iniciação Científica (Semic), organizada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), contará com 1.053 mostras, incluindo apresentações de trabalhos desenvolvidos por bolsistas dos programas de iniciação científica e tecnológica da Universidade, além de projetos vinculados ao Departamento de Inovação (InovUerj).
Além dos bolsistas da Uerj, a 33ª edição da Semic também abre espaço para a participação de voluntários do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) (incluindo o Edital Universal) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), desde que tenham cumprido o período mínimo de seis meses de atuação em seus projetos.
Os trabalhos apresentados na Semana de Iniciação Científica serão premiados nas seguintes modalidades: Iniciação Científica (IC e IC-Ações Afirmativas); Iniciação Tecnológica (IT); Iniciação Científica Junior (ICjr).
Confira a programação completa da 33ª Semana de Iniciação Científica.
26ª Mostra de Extensão
A Mostra de Extensão, com 940 trabalhos inscritos, é um dos grandes destaques da Uerj Sem Muros, apresentando os projetos que promovem a integração entre a Universidade e a comunidade. O evento conta com três principais formatos de apresentação: os pôsteres, que exibem os resultados de projetos de extensão de forma visual e detalhada; a Feira de Prestação de Serviços, onde estandes montados no Centro Cultural do campus Maracanã oferecem serviços à comunidade, como consultorias, orientações e outras atividades práticas; e o Espaço Ciência, com experiências interativas que permitem ao público ver e participar de demonstrações ao vivo.
Entre os destaques, o projeto “Desmistificando a utilização de drones nas Geociências”, da Faculdade de Geologia, fará uma exibição pública com drones com o objetivo de disseminar a tecnologia de mapeamento aéreo em 3D para as comunidades interna e externa. As sessões acontecerão no dia 25 de março, às 10h e às 15h, na Concha Acústica Marielle Franco. Em outro evento de destaque, a equipe de robótica da Uerj vai se apresentar também no dia 25, das 13h30 às 16h30, na ilha central do Centro Cultural. A apresentação vai expor robôs para pesquisa e robôs de combate, que participam de competições acadêmicas e ensinam robótica por meio da iniciativa “Meu primeiro robô”, ação de extensão do Projeto UerjBotz em escolas da rede pública.
Além dessas modalidades, a Mostra de Extensão também inclui eventos culturais, como música, dança, teatro, cinema e exposições. Essas atividades têm como objetivo não só apresentar os resultados dos projetos, mas também fortalecer a integração entre a Universidade e a sociedade, com um foco especial no envolvimento de escolas de ensino fundamental e médio. A iniciativa reforça o compromisso da Uerj com a extensão universitária, transformando o conhecimento acadêmico em ações concretas que beneficiam as comunidades interna e externa.
A Mostra de Extensão vai premiar os trabalhos em duas modalidades: Extensão e Interiorização.
Confira a programação completa da 26ª Mostra de Extensão.
Evento de premiação será em maio
As premiações dos melhores trabalhos apresentados na 22ª Semana de Graduação, na 33ª Semana de Iniciação Científica e na 26ª Mostra de Extensão, em formato de “vales-livro”, serão entregues em sessão solene no dia 6 de maio, às 14h, no Teatro Odylo Costa, filho. Também serão divulgadas as menções honrosas. Esse reconhecimento visa estimular a produção de conhecimento no ensino, na pesquisa e na extensão universitários, valorizando a participação de discentes da educação básica e de cursos de graduação da Uerj em projetos de excelência acadêmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário