matéria do estado do rio de janeiro

Búzios ganha Centro de Monitoramento e Pesquisa

Repórte
Rubem de Paula

Espaço integra projeto de eficiência energética que busca transformar o município em ‘Cidade Inteligente´ 


BÚZIOS – O projeto de eficiência energética Búzios Cidade Inteligente, que integra o programa Rio Capital da Energia, do Governo do Estado, ganhou ontem um Centro de Monitoramento e Pesquisa para servir de base a universidades e instituições dedicadas a projetos sustentáveis. O espaço faz parte de uma série de ações que já estão sendo desenvolvidas para transformar Búzios, na Região dos Lagos, na primeira Cidade Inteligente da América Latina.  O grande projeto, com duração de três anos, recebe investimentos de R$ 40 milhões.

– Hoje, no programa Rio Capital de Energia, temos mais de R$1 bilhão em projetos, e o Búzios Cidade Inteligente é um deles – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

O centro, que também é um ponto de exposição de tecnologia para os cidadãos, inclui ainda posto de recarga para carro elétrico, aerogerador, além de sala técnica e sala de monitoramento. O projeto Cidade Inteligente permitirá a aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo, a utilização de sistemas de iluminação pública mais sustentáveis e o incentivo à eficiência energética em prédios públicos e moradias.

A proposta também inclui o uso de energia eólica. A iluminação  pública de Búzios será  modernizada com a instalação de 150 lâmpadas LED. Atualmente, há 60 deste tipo em funcionamento. O sistema de controle de iluminação será remoto, com 40 pontos telecomandados, regulados para evitar o desperdício de energia.

– É uma ideia inovadora, à frente de seu tempo. O cidadão poderá controlar, de casa, o seu consumo de energia. Além disso, estas iniciativas chamam a atenção de mais visitantes, reforçando assim a vocação turística do local – afirmou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.


Bicicletas e carros elétricos

Búzios já conta com quatro carros e duas bicicletas elétricas e, até o próximo ano, será feita uma parceria com pousadas para colocar em operação mais 30 bicicletas. Em 2013, entrarão em funcionamento mais três postos de recarga para carros e dois para barcos. Além disso, a Rua das Pedras já oferece acesso à internet com rede wi-fi gratuita desde junho.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...