matéria do estado do rio de janeiro

Búzios ganha Centro de Monitoramento e Pesquisa

Repórte
Rubem de Paula

Espaço integra projeto de eficiência energética que busca transformar o município em ‘Cidade Inteligente´ 


BÚZIOS – O projeto de eficiência energética Búzios Cidade Inteligente, que integra o programa Rio Capital da Energia, do Governo do Estado, ganhou ontem um Centro de Monitoramento e Pesquisa para servir de base a universidades e instituições dedicadas a projetos sustentáveis. O espaço faz parte de uma série de ações que já estão sendo desenvolvidas para transformar Búzios, na Região dos Lagos, na primeira Cidade Inteligente da América Latina.  O grande projeto, com duração de três anos, recebe investimentos de R$ 40 milhões.

– Hoje, no programa Rio Capital de Energia, temos mais de R$1 bilhão em projetos, e o Búzios Cidade Inteligente é um deles – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

O centro, que também é um ponto de exposição de tecnologia para os cidadãos, inclui ainda posto de recarga para carro elétrico, aerogerador, além de sala técnica e sala de monitoramento. O projeto Cidade Inteligente permitirá a aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo, a utilização de sistemas de iluminação pública mais sustentáveis e o incentivo à eficiência energética em prédios públicos e moradias.

A proposta também inclui o uso de energia eólica. A iluminação  pública de Búzios será  modernizada com a instalação de 150 lâmpadas LED. Atualmente, há 60 deste tipo em funcionamento. O sistema de controle de iluminação será remoto, com 40 pontos telecomandados, regulados para evitar o desperdício de energia.

– É uma ideia inovadora, à frente de seu tempo. O cidadão poderá controlar, de casa, o seu consumo de energia. Além disso, estas iniciativas chamam a atenção de mais visitantes, reforçando assim a vocação turística do local – afirmou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.


Bicicletas e carros elétricos

Búzios já conta com quatro carros e duas bicicletas elétricas e, até o próximo ano, será feita uma parceria com pousadas para colocar em operação mais 30 bicicletas. Em 2013, entrarão em funcionamento mais três postos de recarga para carros e dois para barcos. Além disso, a Rua das Pedras já oferece acesso à internet com rede wi-fi gratuita desde junho.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...