matéria do estado do rio de janeiro

Programa Rio Rural incentiva cultura do café no Noroeste


O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, instalou secadores rotativos de café para atender grupos organizados de agricultores familiares, nos municípios de Porciúncula e Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. 

Nos terreiros de secagem, o processo demora cerca de um mês. Com o uso de secadores mecânicos, dura em torno de dois dias. Os equipamentos custam em torno de R$ 31 mil, entre aquisição e instalação, o que torna difícil o acesso para o pequeno produtor da região, onde o cultivo do grão é a base da economia.


Equipamento permite secagem homogênea

Além do ganho de tempo, o uso destes equipamentos evita a formação de fungos, e permite uma secagem mais homogênea dos grãos, elevando a qualidade do produto. Em Varre-Sai, maior produtor de café do estado, foram instalados três secadores. Para João Fabri, dono do sítio Boa Sorte, o benefício é a independência dos agricultores.

– Para usar um secador particular, temos de esperar que ele termine a sua produção. Agora, podemos utilizar o equipamento na hora que precisamos – afirmou Batista.

Em Porciúncula, quatro produtores utilizaram o secador. O agricultor Luís Fabri, que produz café há 35 anos, usou o equipamento pela primeira vez e prevê aumento no preço da saca.

– O dinheiro vai dar mais qualidade de vida para minha família – disse Gonzaga.


jornalista. rubenn dean
tel.021.9337. 4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...