Programa Rio Rural incentiva cultura do café no Noroeste
O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, instalou secadores rotativos de café para atender grupos organizados de agricultores familiares, nos municípios de Porciúncula e Varre-Sai, no Noroeste Fluminense.
Nos terreiros de secagem, o processo demora cerca de um mês. Com o uso de secadores mecânicos, dura em torno de dois dias. Os equipamentos custam em torno de R$ 31 mil, entre aquisição e instalação, o que torna difícil o acesso para o pequeno produtor da região, onde o cultivo do grão é a base da economia.
Equipamento permite secagem homogênea
Além do ganho de tempo, o uso destes equipamentos evita a formação de fungos, e permite uma secagem mais homogênea dos grãos, elevando a qualidade do produto. Em Varre-Sai, maior produtor de café do estado, foram instalados três secadores. Para João Fabri, dono do sítio Boa Sorte, o benefício é a independência dos agricultores.
– Para usar um secador particular, temos de esperar que ele termine a sua produção. Agora, podemos utilizar o equipamento na hora que precisamos – afirmou Batista.
– O dinheiro vai dar mais qualidade de vida para minha família – disse Gonzaga.
jornalista. rubenn dean
tel.021.9337. 4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy
Nenhum comentário:
Postar um comentário