matéria do estado do rio de janeiro . alerj.

CRIAÇÃO DE CONSELHO DE TRIBUNAIS DE CONTAS É DEFENDIDA NA TV ALERJ

Repórte
Rubem de Paula


Em entrevista no programa TCE-RJ Notícias, que será exibida nesta sexta-feira (23/11), às 22h,  na TV Alerj (canal 12 da Net), o vice-presidente da Associação dos Membros do Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM), Thiers Vianna Montebello, defendeu a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas. A entidade representaria o controle externo dos TCs, a exemplo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a p proposta de emenda constitucional que permite sua implantação encontra-se em tramitação no Congresso Nacional. “O que se pretende é que haja sobre os Tribunais de Contas um controle externo.  Os Tribunais são órgãos autônomos, mas há uma diversidade e uma heterogeneidade muito grande na sua composição. Precisamos ter um limitador de condutas e também uma padronização dos procedimentos”, argumentou Montebello.
Outro assunto abordado no programa foi III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ao todo, participaram do encontro 236 integrantes dos 34 tribunais de contas existentes no Brasil – entre conselheiros, auditores substitutos de conselheiros, procuradores de contas, chefes de gabinete, assessores e servidores. O tema escolhido para o encontro foi “Um Debate pela Efetividade do Controle Externo no Brasil”. O vice-presidente da Atricon informou que, durante o evento em Campo Grande, foi anunciado o lançamento do Prêmio Novitatis, criado para reconhecer e promover ideias inovadoras na área de controle externo. Ele terá abrangência nacional e será realizado anualmente pela Atricon e o Instituto Rui Barbosa (IRB). O programa é uma parceria entre a TV Alerj e o TCE, e será reprisado no sábado (24/11), às 12h, e no domingo (25/11), às 21h.
  PROJETO QUE CRIA ENSINO E VOLUNTARIADO NA DEFESA CIVIL É APROVADO



O Estado do Rio terá um programa de ensino em Defesa Civil e de estímulo ao voluntariado na área. As medidas, que buscam preparar a população para casos de calamidade pública, são tema do projeto de lei 35/11, que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (22/11), em segunda discussão. O texto, que será enviado ao Poder Executivo, define que a rede estadual de ensino, pública e privada, inclua matéria interdisciplinar de noções de Defesa Civil. O programa de educação prevê ainda a realização de atividades de ensino informal para a população em geral. Já o serviço voluntário será oferecido a civis previamente cadastrados e treinados pelo Corpo de Bombeiros. “O Estado do Rio de Janeiro tem sido assolado por fenômenos climáticos com grande intensidade sem que a população civil esteja preparada para enfrentá-los. É necessário que haja preparação prévia a fim de amenizar os graves efeitos desses eventos climáticos, o que passa necessariamente por um processo de educação de toda a população civil”, argumenta o autor da proposta, deputado Átila Nunes (PSL). O projeto terá 15 dias úteis para ser sancionado ou vetado pelo governador Sérgio Cabral.


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...