Educador português José Pacheco
defende mudanças nas escolas brasileiras
No Conecta 2012, ele falou sobre sua experiência na Escola da Ponte, no Porto, e do novo trabalho em Cotia (SP)
Repórte
Rubem de Paula
O Sistema FIRJAN recebeu nesta quinta-feira, dia 22, no seminário de tecnologias educacionais Conecta 2012, o educador português José Pacheco, mundialmente conhecido pelo trabalho realizado na Escola da Ponte, no Porto. Para uma plateia de cerca de duas mil pessoas, Pacheco fez uma crítica à educação brasileira e ressaltou a necessidade de mudança.
“O Brasil padece de uma tragédia. O sistema educativo formal, presencial ou à distância, gerou 24 milhões de analfabetos funcionais”. E destacou que “escola são pessoas, valores, uma nova visão de sociedade, trabalhando num ciberespaço, em cidades digitais, com aprendizagem colaborativa e comunidades de aprendizagem”.
Como exemplo, ele fala sobre o trabalho que está desenvolvendo em Cotia (SP). “Nesta escola defendemos a autonomia do aluno. São eles que escolhem o que querem aprender no dia. Não temos série, turma, divisão por idade e os pais podem participar do aprendizado dos filhos”. Pacheco destaca ainda a necessidade de transformação do professor e defende que as tecnologias não devem deixar de lado a aproximação entre as pessoas. “Em Portugal, quando inserimos os computadores em sala de aula, as crianças aderiram de uma forma que fiquei assustado. Elas se fechavam em frente aos seus computadores e tanto professores como alunos ficavam sozinhos. Educar é aproximar”, ressaltou Pacheco.
Após a apresentação, o professor participou do debate “Novas tecnologias e comunidades de aprendizagem”, com Cristiana Mattos Assumpção (Colégio Bandeirantes), Andréia Vitorino Marcos (UAPI / Escola Instituto Monsenhor Hipólito em Picos – PI), Gisele Cordeiro (SME –RJ / CEDERJ / Observatório Educação e Cidade (UFRJ-PUC) e mediação de Cora Rónai. Sobre o Conecta 2012 – Realizado pelo Sistema FIRJAN, o evento está em sua segunda edição e acontece no Centro de Convenções SulAmérica até esta quinta-feira, dia 22. O objetivo é discutir como a tecnologia vem transformando o ensino e a aprendizagem em sala de aula; e o papel do professor neste novo cenário. Quatro mil educadores da rede pública e particular de ensino, universidades, rede SESI/SENAI e profissionais ligados ao tema tecnologia e educação de todo o país participam do evento.
A programação conta com conferências, palestras técnicas, oficinas e a exposição "Sala de aula do futuro", que apresenta a evolução da sala de aula desde sua origem até os tempos atuais e as tendências para os próximos anos. Mais informações sobre o Conecta 2012 podem ser obtidas em www.firjan.org.br/conecta2012.
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy
defende mudanças nas escolas brasileiras
No Conecta 2012, ele falou sobre sua experiência na Escola da Ponte, no Porto, e do novo trabalho em Cotia (SP)
Repórte
Rubem de Paula
O Sistema FIRJAN recebeu nesta quinta-feira, dia 22, no seminário de tecnologias educacionais Conecta 2012, o educador português José Pacheco, mundialmente conhecido pelo trabalho realizado na Escola da Ponte, no Porto. Para uma plateia de cerca de duas mil pessoas, Pacheco fez uma crítica à educação brasileira e ressaltou a necessidade de mudança.
“O Brasil padece de uma tragédia. O sistema educativo formal, presencial ou à distância, gerou 24 milhões de analfabetos funcionais”. E destacou que “escola são pessoas, valores, uma nova visão de sociedade, trabalhando num ciberespaço, em cidades digitais, com aprendizagem colaborativa e comunidades de aprendizagem”.
Como exemplo, ele fala sobre o trabalho que está desenvolvendo em Cotia (SP). “Nesta escola defendemos a autonomia do aluno. São eles que escolhem o que querem aprender no dia. Não temos série, turma, divisão por idade e os pais podem participar do aprendizado dos filhos”. Pacheco destaca ainda a necessidade de transformação do professor e defende que as tecnologias não devem deixar de lado a aproximação entre as pessoas. “Em Portugal, quando inserimos os computadores em sala de aula, as crianças aderiram de uma forma que fiquei assustado. Elas se fechavam em frente aos seus computadores e tanto professores como alunos ficavam sozinhos. Educar é aproximar”, ressaltou Pacheco.
Após a apresentação, o professor participou do debate “Novas tecnologias e comunidades de aprendizagem”, com Cristiana Mattos Assumpção (Colégio Bandeirantes), Andréia Vitorino Marcos (UAPI / Escola Instituto Monsenhor Hipólito em Picos – PI), Gisele Cordeiro (SME –RJ / CEDERJ / Observatório Educação e Cidade (UFRJ-PUC) e mediação de Cora Rónai. Sobre o Conecta 2012 – Realizado pelo Sistema FIRJAN, o evento está em sua segunda edição e acontece no Centro de Convenções SulAmérica até esta quinta-feira, dia 22. O objetivo é discutir como a tecnologia vem transformando o ensino e a aprendizagem em sala de aula; e o papel do professor neste novo cenário. Quatro mil educadores da rede pública e particular de ensino, universidades, rede SESI/SENAI e profissionais ligados ao tema tecnologia e educação de todo o país participam do evento.
A programação conta com conferências, palestras técnicas, oficinas e a exposição "Sala de aula do futuro", que apresenta a evolução da sala de aula desde sua origem até os tempos atuais e as tendências para os próximos anos. Mais informações sobre o Conecta 2012 podem ser obtidas em www.firjan.org.br/conecta2012.
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rubenn dean
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