Pular para o conteúdo principal

matéria do estado do rio de janeiro . alerj.

CRIAÇÃO DE CONSELHO DE TRIBUNAIS DE CONTAS É DEFENDIDA NA TV ALERJ

Repórte
Rubem de Paula


Em entrevista no programa TCE-RJ Notícias, que será exibida nesta sexta-feira (23/11), às 22h,  na TV Alerj (canal 12 da Net), o vice-presidente da Associação dos Membros do Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM), Thiers Vianna Montebello, defendeu a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas. A entidade representaria o controle externo dos TCs, a exemplo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a p proposta de emenda constitucional que permite sua implantação encontra-se em tramitação no Congresso Nacional. “O que se pretende é que haja sobre os Tribunais de Contas um controle externo.  Os Tribunais são órgãos autônomos, mas há uma diversidade e uma heterogeneidade muito grande na sua composição. Precisamos ter um limitador de condutas e também uma padronização dos procedimentos”, argumentou Montebello.
Outro assunto abordado no programa foi III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ao todo, participaram do encontro 236 integrantes dos 34 tribunais de contas existentes no Brasil – entre conselheiros, auditores substitutos de conselheiros, procuradores de contas, chefes de gabinete, assessores e servidores. O tema escolhido para o encontro foi “Um Debate pela Efetividade do Controle Externo no Brasil”. O vice-presidente da Atricon informou que, durante o evento em Campo Grande, foi anunciado o lançamento do Prêmio Novitatis, criado para reconhecer e promover ideias inovadoras na área de controle externo. Ele terá abrangência nacional e será realizado anualmente pela Atricon e o Instituto Rui Barbosa (IRB). O programa é uma parceria entre a TV Alerj e o TCE, e será reprisado no sábado (24/11), às 12h, e no domingo (25/11), às 21h.
  PROJETO QUE CRIA ENSINO E VOLUNTARIADO NA DEFESA CIVIL É APROVADO



O Estado do Rio terá um programa de ensino em Defesa Civil e de estímulo ao voluntariado na área. As medidas, que buscam preparar a população para casos de calamidade pública, são tema do projeto de lei 35/11, que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (22/11), em segunda discussão. O texto, que será enviado ao Poder Executivo, define que a rede estadual de ensino, pública e privada, inclua matéria interdisciplinar de noções de Defesa Civil. O programa de educação prevê ainda a realização de atividades de ensino informal para a população em geral. Já o serviço voluntário será oferecido a civis previamente cadastrados e treinados pelo Corpo de Bombeiros. “O Estado do Rio de Janeiro tem sido assolado por fenômenos climáticos com grande intensidade sem que a população civil esteja preparada para enfrentá-los. É necessário que haja preparação prévia a fim de amenizar os graves efeitos desses eventos climáticos, o que passa necessariamente por um processo de educação de toda a população civil”, argumenta o autor da proposta, deputado Átila Nunes (PSL). O projeto terá 15 dias úteis para ser sancionado ou vetado pelo governador Sérgio Cabral.


jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do Ministério do Turismo mostra que aumenta o número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

REPÓRTER. RUBENN DEAN PAUL ALWSMATÉRIA DE HOJE.MAT.ABR.2014/0143DRT.33.689-1RJJovens querem viajar sozinhos, revela pesquisaEstudo do Ministério do Turismo mostra que aumenta o número de viajantes solitários e o desejo de se hospedar na casa de amigos e parentes

Os brasileiros estão mais empenhados em viajar sozinhos. É o que mostra uma pesquisa do Ministério do Turismo que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. O percentual atingiu 17,7% dos brasileiros que pretendem viajar. Em fevereiro do ano passado, esse valor era de 13,1%.
O aumento ocorre em todas as faixas etárias, sendo mais acentuado entre os turistas de até 35 anos, grupo que registrou alta de dez pontos percentuais. A pesquisa não revela as razões pelas quais a turma dos viajantes solitários ganha cada vez mais adeptos, mas a independência financeira das mulheres é uma das razões apontadas por especialistas.
Também chamou a atenção o fato de os turistas jovens aderirem cada vez mais a hospedagens n…

RADIO MUSICAL PETROPOLIS RJ 91.1 FM .... JORNAL DIARIO DE PETROPOLIS RJ LTDA ... JORNALISTA/APRESENTADOR/LOCUTOR/REPORTE...RUBENN DEAN PAUL ALWS

Governo busca evitar combinação de preços para Copa do Mundo 2014
O sigilo dos preços para as obras da Copa do Mundo Fifa 2014 tem por objetivo evitar a combinação de preços e assegurar que os empreendimentos tenham o menor custo possível. A informação foi dada pela presidenta Dilma Roussef, nesta sexta-feira (17/6), em Ribeirão Preto (SP), após cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012. A presidenta Dilma afirmou que os critérios foram estabelecidos em acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). Na entrevista, Dilma Roussef sugeriu que os jornalistas "investiguem direitinho". A presidenta informou que as diretrizes adotadas pelo governo brasileiro seguem "as melhores práticas" de outros países. Segundo ela, se determinada empreiteira for para o leilão sabendo, por exemplo, o preço mínimo fixado para determinada obra poderá colocar um lance mais …

MATERIA DO JORNAL EXTRA SOBRE OS ONIBUS E LINHAS DO RIO DE JANEIRO

Nova frota de ônibus do Rio será apresentada no dia 22Novo ônibus do Rio está sendo produzido pela empresa Neobus Foto: DivulgaçãoCíntia Papa Tamanho do textoAAA Senhores passageiros! Acomodem-se em seus lugares porque vai começar a viagem a bordo dos cem ônibus da nova frota do Rio. No Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, os motoristas terão um motivo a mais para deixar o automóvel em casa e optar pelo transporte coletivo. Nessa data, a prefeitura vai apresentar aos cariocas os novos coletivos que serão usados no Sistema Bus Rapid System (BRS) — corredores rápidos para ônibus. E o EXTRA revela, com exclusividade, como serão os novos modelos.
Parte da nova frota começa a circular este mês, nas pistas exclusivas de Ipanema, Leblon e Copacabana, os primeiros BRSs inaugurados na cidade.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que a nova frota trará inúmeros benefícios aos usuários, sobretudo para os idosos e os portadores de necessidades especiais: