Pular para o conteúdo principal

matéria do estado do rio de janeiro.

UPAs acabam de bater a marca de 15 milhões de atendimentos
 
Repórte
Rubem de Paula
 
Quinze milhões de motivos para se orgulhar. De maio de 2007 até agora, o Rio de Janeiro ganhou 52 Unidades de Pronto Atendimento distribuídas por todas as regiões do estado. A importância das UPAs para a organização da rede de saúde hoje é inegável; as unidades ajudam a reduzir o fluxo nas grandes emergências, uma vez que a taxa de resolutividade dos casos atendidos nas UPAs ultrapassa 99%.  E os números são superlativos; a marca de 15 milhões de atendimentos acaba de ser batida. Além disso, mais de 108 milhões de medicamentos foram distribuídos à população; e 13 milhões de exames laboratoriais e de raios-X realizados.

- Há pouco mais de cinco anos, esses pacientes tinham que disputar por vagas em postos de saúde, pronto-socorros e emergências, muitas vezes lado a lado com pacientes em estado grave. O Governo do Estado do Rio de Janeiro não pensou a UPA para substituir algum modelo já existente, mas sim para compor, junto às outras unidades, uma rede organizada desaúde", destacou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

Estrutura - Juntas, as 52 UPAs somam 208 leitos em salas de cuidados intensivos, 680 leitos em salas de cuidados semi-intensivos e 413 consultórios. Cinco delas estão passando pelo processo de acreditação da Joint Comission International (JCI), principal referência quando o assunto é qualidade em instituições de saúde. São elas: Maré, Botafogo, Tijuca, Penha e Engenho Novo. O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde é levar o projeto para todas as demais unidades.

Mudança de cultura. A superintendente de Unidades Próprias da Secretaria de Estado de Saúde, Valéria Moll, afirma que a criação das UPAS provocou uma mudanças de comportamento na população, que às vezes não conseguia atendimento e acabava optando pela automedicação. 

- Lembro que quando fui coordenadora da primeira UPA, a da Maré, conheci uma senhora, que me agradeceu muito porque tinha ido ao médico pela primeira vez em 60 anos de vida. De acordo com a senhora, ela nunca conseguia ser atendida e sempre acabava se automedicando. Com a criação das UPAs, essa cultura acabou mudando, uma vez que todos podem ter acesso a atendimento de emergência de qualidade – , recorda Valéria Moll.

Pioneirismo é com as UPAs - As unidades são pioneiras mais uma vez na implantação do modelo das OSs, organizações sociais sem fins lucrativos que passarão a administrar bens e equipamentos das unidades, utilizando modernas técnicas de gestão e estabelecendo uma relação de parceria entre o Estado e a sociedade. As unidades serão as primeiras da rede a receber o modelo, mas o controle de fiscalizar e garantir a eficiência das políticas públicas de saúde continuará sendo do Governo do Estado. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população.

Chip para controle de patrimônio – Em julho deste ano, a inauguração da 49ª UPA, em Mesquita, marcou também a entrada de uma nova tecnologia nas unidades: a utilização de microchips eletrônicos instalados nos equipamentos, medicamentos, rouparia e jalecos da unidade. Sensores espalhados em vários pontos da UPA detectam tudo o que sai e entra – dos funcionários às caixas de medicamentos e insumos, passando pelo mobiliário e material que vai para lavanderia.

-  Ousamos em 2009 quando colocamos o ponto biométrico e estamos ousando novamente agora colocando o chip para controlar patrimônio, frequência e permanência na UPA . A nossa grande preocupação é com a população, para que ela não seja desassistida. O objetivo é garantir ainda mais que aquilo que o Estado esteja efetivamente pagando em salários e recursos seja revertido em atendimento à população. Para isso vamos implantar todos os mecanismos de controle necessários para a população ter atendimento ainda melhor – disse o secretário Sérgio Côrtes.
ASSISTA A VÍDEO SOBRE AS UPAS: http://youtu.be/5O_whzuQKq0

Como funcionam – As UPAs oferecem serviço de pediatria, odontologia e urgências clínicas, além de exames laboratoriais e salas de Raios-x, sutura, gesso, medicação e nebulização. Elas contam também com unidade de cuidados intensivos e semi-intensivos, com leitos adultos e infantis. Têm ainda sala de observação individual para que pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho do Senac - Rio .

SENAC- RIO
Trabalho em Grupo. Alunos: Karien, Viviane, Sandra, Denise e Rubem (Cinco integrantes)


Assunto: Casamento Cigano: Curiosidades, Tradições e Rituais.
O casamento é uma das tradições mais antigas e veneradas deste povo conhecido por viver de forma livre e sem raízes profundas em alguma cidade. São eventos tradicionais, antigos e bem duradouros. As festas ciganas costumam durar um dia inteiro, e um casamento cigano segue o mesmo ritmo de eventos que podem durar dias de pura diversão. É uma festa bonita, tradicional, colorida e bem curtida mesmo!

No casamento tradicional cigano, o evento começa anos antes, pois este povo tem o costume de prometer a noiva à família do noivo quando ela mal entrou na adolescência. É uma forma de arranjo formal sim, uma união de famílias queridas. Há sim um interesse financeiro em posses, mas os laços e o bom relacionamento familiar conta bastante na promessa da noiva ao noivo.
O pedido de casamento é feito do noivo para o pai da noiva, alguns meses antes…

" Journalist / Reporter. Rubenn Dean. Rj www.rubenndeanjr.blogspot.com ... twitter @ rubenndeanpaulalw ... facebook. eddie murphy rubenn dean. email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "

Vem aí minha Biografia, Minha Vida & Minha História. Da lata do lixo para o mundo. Grande oportunidade que me foi dada por DEUS, na pessoa do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. " Rubenn Dean Paul Alws. Rio de Janeiro. Brasil.
" Journalist / Reporter. Rubenn Dean. Rj www.rubenndeanjr.blogspot.com... twitter @ rubenndeanpaulalw ... facebook. eddie murphy rubenn dean. email. rubenndeanrj@gmail.com... cel. 21. 99337.4123 ... what. 55 21 993374123. "

ALERJ; Câmara dos Deputados Estaduais do Estado do Rio de Janeiro.

Alerj.
Matéria de hoje.
Jornalista/Repórter. Mat.Abr.2014/0143 ... Drt.33.689-1RJ

MP TERÁ AUXÍLIO-MORADIA NO VALOR DOS MINISTROS DO SUPREMO 
Free Lance ... Radialista/Locutor/Apresentador.Drt.17.429-1RJ





Rubenn Dean
O auxílio-moradia dos procuradores de justiça do estado será fixado com base no valor do benefício pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que hoje corresponde a R$ 4.377,73, vedando o escalonamento entre as classes de carreira. O projeto de lei complementar 41/14, do Ministério Público, será votado na Assembleia Legislativa do Rio, nesta terça-feira (11/11), em discussão única. Ele volta à pauta depois de receber três emendas.

O texto original fixava o benefício em 18%, mas acabou sendo modificado por substitutivo aprovado em Plenário. Outra alteração feita pela Casa diz respeito aos efeitos financeiros dessa concessão, que passarão a valer a partir de 1º de janeiro de 2015. O projeto altera a Lei Orgânica do Ministério Público no capítulo sobre vencimento, vanta…