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Núcleo Criativo de Petrópolis tem bom resultado no Senac Rio Fashion Business
(Bolsa de negócios vende R$ 845 milhões; NCs de Itaperuna, Cabo Frio e Sul Fluminense também se destacam)

Rio- 30 de maio de 2011 - Foi muito bom o resultado das vendas das 80 micros e pequenas empresas de 16 cidades do Estado do Rio presentes nos 14 estandes do Programa Núcleo Criativo, da Fecomércio-RJ, durante os quatro dias do Senac Rio Fashion Business, encerrado na última sexta-feira, 27 de maio. A maior bolsa de negócios da moda da América Latina movimentou R$ 845 milhões em encomendas dos lojistas multimarcas de todo o Brasil e do exterior para a temporada primavera-verão 2011-12, com entregas a partir de julho.
Nos Núcleos Criativos, todos os micros e pequenas empresas fizeram negócios ou contatos que devem resultar em vendas pós-evento, incluindo o desenvolvimento de parcerias. O Núcleo Criativo de Petrópolis, com sete marcas de moda feminina, puxou a movimentação. A Mananciais vendeu para lojistas da BHia, Espírito Santo, Recife (PE), Manaus (AM), Santarém (PA) e Santos (SP). Calabrote fechou encomendas com compradores de São Paulo, Paraná (dois lojistas) e quatro multimarcas do Rio de Janeiro (capital e interior). A Emporio Josefina vendeu para a BA e SP. No grupo das estreantes, a Detonação vendeu para Cuiabá (MT), Rio de Janeiro e Salvador (BA). A Off Rio também fechou vendas para o RJ e BA, além de uma lojista de Curitiba (PR). A Watercolor negociou com comprador de Manaus (AM). A Branca Maria vendeu para três lojistas do Estado do Rio, para dois de SP,  e para Minas Gerais e Paraná.
Investida da Saara - O maior destaque, porém, veio da investida da Sorria, loja da Saara (Sociedade dos Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega) que descobriu no SRFB os produtos de qualidade e baixo preço dos micros empresários apoiados pelo Programa Núcleo Criativo. A loja encomendou quase 2 mil peças para entrega em 60 dias. São mais de 800 artigos reciclados da Fizdecontas, de Ines Lavinas, de Barra do Piraí; 434 carteiras e porta níqueis da Bordando o futuro, cooperativa de 65 bordadeiras de Itaperuna (Noroeste fluminense) e 500 chaveiros de couro em forma de flor de Cláudia Barros, de Teresópolis. Depois de quase perder a loja na enchente de janeiro, a designer vai contratar três empregados. Já Inês Lavinas amplia o contingente de 13 para 20 pessoas. Já a presidente da Cooperativa Bordando o futuro, Maria Alice França, presente no Núcleo Criativo de Itaperuna com apresentou, com a vice-presidente Cordélia Oliveira, disse que o trabalho será feito normalmente pelo grupo de 65 bordadeiras.
Tivera bom movimento, também, os núcleos de Cabo Frio e Araruama, onde se destacaram a Berê Cintos, de Búzios, e a Sandra Mendez, de Araruama; de Valença e Volta Redonda, com a Maria fia - marca de Alba Valéria, de Barra do Piraí, que integrou o núcleo - como campeã de vendas; de Tecidos & Vestuário (do município do Rio de Janeiro), que recebeu pedidos de lojistas da capital e interior do RJ e de estados do Nordeste, Sul, e Sudeste; e os de Campos dos Goytacases; Niterói; São Gonçalo; e Três Rios e Miguel Pereira.
As seis marcas cariocas presentes no estreante Núcleo Criativo Moda Infantil, uma das apostas da Fecomércio-RJ no Senac Rio Fashion Business, fizeram bons negócios e abriram um filão promissor no evento. Mesmo com os compradores focados em moda adulta, a Nicobaldo vendeu para lojista de Santa Catarina. A Jardim XS, além de Niterói (RJ), vendeu, junto com a Tamanduá Kids, para lojista de Umuarama (PR). A Use Cute fornecerá sapatinhos de bebês para loja de Ipanema.
Semente que gera frutos - Para o superintendente de produtos e serviços da Fecomércio-RJ, Laumar Júnior, além da satisfação das vendas, será muito importante para as 80 marcas que integraram esta edição do Programa Núcleo Criativo tirar o melhor proveito dos relacionamentos criados. Ele lembrou que a compra junto às micro e pequenas empresas que participam dos 14 estandes do programa desde a sua criação, em 2010, “não está no script das grandes multimarcas ou da maioria dos lojistas” que vêm ao Senac Rio Fashion Business fazer comprar grifes conhecidas.
“Participar do Núcleo Criativo é como plantar uma sementinha que vai crescer e gerar frutos. Por isso, é importante para o micro e pequeno empreendedor vender, fazer relacionamentos e observar o que está sendo oferecido pelas marcas consagradas ou novos talentos, e entender o que os compradores desejam”, concluiu o superintendente da Fecomércio-RJ.
Nos próximos meses, o Programa Núcleo Criativo , da Fecomércio-RJ, em parceria com os Sindicatos do Comércio Varejista de várias cidades do Estado, vai desenvolver workshops e rodadas de capacitação com os cerca de 300 micro e pequenos empreendedores da cadeia da moda cadastrados, visando a próxima edição do Senac Rio Fashion Business.
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