materia de suma importancia

Bernardo Rossi

materia de suma importancia
jornalista / apresentador
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com


ANTT e Concer não confirmam presença em audiência pública convocada pela Alerj

Marcada para esta quinta-feira (08.12), a audiência pública para cobrar da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) maior fiscalização do cumprimento do contrato de concessão da BR-040, administrada pela Concer, no trecho de 180 quilômetros entre Rio-PetrópolisJuiz de Fora, não vai ser realizada em função da ausência dos dois principais atores do processo: tanto a ANTT quanto a Concer não confirmaram presença.
- É uma clara demonstração, tanto da concessionária quanto do órgão fiscalizador, de desrespeito total aos usuários, pessoas físicas e jurídicas. Não estamos nem falando do desrespeito ao parlamento estadual. Fica evidente que não há interesse em melhorar as condições da estrada e rever a tarifa de pedágio como pleiteamos", afirma o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB). A audiência foi convocada pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) a pedido de Bernardo como desdobramento de uma audiência pública realizada em setembro que já não contou com presença da ANTT.
No encontro, em setembro, 38 pessoas entre parlamentares e representantes de setores econômicos, do judiciário e órgãos fiscalizadores estiveram presentes deixando evidente que a sociedade cobra melhorias na estrada. "A ausência da ANTT que é reguladora e fiscalizadora do concessão provocou a necessidade de uma nova audiência. Nesse encontro, vamos cobrar o cumprimento do contrato entre a União e a Concer item por item", antecipa.
O presidente da Concer, Pedro Jonsson, alegou compromissos na data e pediu um novo dia a ser marcado porque ele quer participar pessoalmente. Já a ANTT, sequer respondeu à convocação. O convite foi endereçado ao diretor-geral da Agência, Bernardo Figueiredo, mas nem ele nem outro representante do órgão se pronunciou. "Uma nova data vai ser agendada e queremos a presença da empresa e da agência. Vamos buscar alternativas legais para garantir que a audiência seja realizada. Não vamos abrir mão disso", afirma Bernardo Rossi.
Na audiência pública, que tem o apoio e a presença dos deputados estaduais Marcus Vinícius (PTB), Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), Átila Nunes (PSL) e Geraldo Moreira (PTN), os parlamentares querem respostas pontuais para falta de manutenção, segurança e comunicação com os usuários. "Outro ponto é a nova pista de subida, um custo de mais de R$ 40 milhões por quilômetro, conta que chega a estratosférica ordem de R$ 830 milhões, valor que pode significar reajuste de pedágio e prorrogação do contrato da empresa", afirma Bernardo Rossi.
- Desconhecemos cronograma de obras, valores de investimentos e a fiscalização que a ANTT aplica. Queremos essas respostas e a revisão da tarifa de pedágio. O próprio Tribunal de Contas da União (TCU) já indicou que a tarifa precisa ser revista e para menos", completa Marcus Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...