MATERIA DO RIO DE JANEIRO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Comunidades pacificadas se preparam para a Rio+20

JORNALISTA
APRESENTADOR
RUBENN DEAN PAUL ALWS
TEL.021.9337.4123 / 021.8125.9534
EMAIL.
FACEBOOK.EDDIE MURPHY


Programação paralela mostrará que o tema sustentabilidade já faz parte do cotidiano dos moradores

As seis comunidades pacificadas que vão participar das atividades paralelas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, já se preparam para mostrar que o tema sustentabilidade faz parte do cotidiano. Uma comissão – formada por moradores, integrantes de ONGs e o poder público – definiu a programação que inclui fóruns de discussão, apresentações culturais, feiras e oficinas.

As atividades, abertas ao público em geral, integram a programação oficial da Rio+20, que acontece no mês de junho, do dia 13 a 22. À frente da organização da agenda estão as secretarias de Assistência Social e Casa Civil.

No dia 18 de junho, a Chácara do Céu recebe o roteiro Arrastão Cultural, que levará visitantes ao Parque do Penhasco Dois Irmãos. O local, uma reserva de Mata Atlântica, foi reflorestado pelos próprios moradores.

Outro destaque do roteiro da Rio+20 é um passeio ao Vidigal, onde será possível visitar a área de lazer, conhecida como Sitiê, um antigo lixão que foi reflorestado após mobilização popular. Além de árvores frutíferas e vista espetacular, os visitantes poderão conferir ainda mesas feitas com rodas de bicicleta, bancos de garrafa pet e uma escada construída com pneus descartados.

Comércio local ajuda na manutenção

Segundo um de seus fundadores, Manoel Silvestre de Jesus, o reflorestamento foi feito com mudas doadas pelo Jardim Botânico.

– A Rio+ 20 será excelente para que venham avaliar o nosso trabalho – disse Manoel.

O Sitiê se mantém com a ajuda do comércio local, que disponibiliza lixo orgânico para a produção de adubo. Uma palestra  sobre lixo urbano e reflorestamento será realizada no local no dia 18 de junho, às 15h.

Roupas sustentáveis e fóruns de discussão

As comunidades do Chapéu- Mangueira e Babilônia vão abrigar desfile com roupas e acessórios sustentáveis criados por moradores da comunidade e leilão de duas peças feitas em tecido de garrafa pet, entre os dias 14 e 15 de junho. A programação inclui ainda debates sobre o futuro do planeta e oficinas de reaproveitamento de alimentos.

Morador do morro da Babilônia, o jornalista e presidente da ONG Núcleo Ica (Informação, Conhecimento e Atitude), Álvaro Maciel Júnior, espera que o bate-papo “Favela” provoque a reflexão da juventude.

– Contaremos com a participação de jovens de outras regiões pacificadas, da Baixada e de estrangeiros – disse Álvaro.

Para o estilista Cosme César dos Santos, de 43 anos, um dos representantes da comunidade no desfile sustentável, os moradores precisam ter mais consciência sobre preservação ambiental.

– Trabalho com 30 jovens daqui que são meus modelos nos desfiles. O mundo precisa ser sustentável, está na hora de refletirmos – afirmou Cosme.

Confira o roteiro nas comunidades

 Chapéu-Mangueira/Babilônia
Bate-Papo ‘Favela’ sobre sustentabilidade, oficina de reaproveitamento de alimentos e desfile de moda e leilão de roupas em tecido de garrafa pet.

Cidade de Deus
Realização dos II Jogos Abertos da Cidade de Deus, para atletas de 6 a 20 anos, e da Jornada de Educação Socioambiental – CDD e Maré Rumo à Rio + 20.

 Complexo do Alemão
Atividades nos espaços dos teleféricos do Alemão e Palmeiras irão mostrar os equipamentos públicos, privados e de ONGs.

 Rocinha
Visitas a projetos de sustentabilidade e apresentações no Complexo Esportivo.

Cantagalo e Pavão-Pavãozinho
Feira de Economia solidária, com apresentações de artistas locais e de ONGs, além de participação da escola de samba Alegria da Zona Sul.

 Chácara do Céu/Vidigal
Movimentos culturais e ambientais, além de ONGs, mostram os principais projetos da comunidade, como teatro, capoeira e esporte, inclusive rúgbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...