COPA DO MUNDO NO BRASIL. E SUA PREPARAÇÃO . RIO DE JANEIRO

Copa do Mundo: encontro reúne gestores da Saúde para preparar o país para o teste na Copa das Confederações
 
Repórte
Rubem de Paula

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, é a porta-voz do Estado do Rio de Janeiro no evento. Ela destaca as ferramentas de planejamento demonstradas pelos professores da University College London e da University of Zurich como um instrumento a mais para ajudar a garantir uma Copa do Mundo e das Confederaçõeso com segurança sanitária a todos


Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) chegaram a Salvador nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, para participar da IX Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo, que acontece no Hotel Fiesta Bahia. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com municípios e estados, tem o objetivo de construir um plano operativo de saúde para a Copa das Confederações, como preparação para a Copa do Mundo de 2014. Nos três dias de encontro, estão sendo discutidas as ações de saúde para eventos de massa e as ações previstas para o Carnaval de Salvador, que vai ser o evento-teste das ações de saúde em grandes concentração de pessoas.

Durante a abertura do encontro, o secretário de Vigilância à Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, falou sobre as “Ações de Vigilância à Saúde em Eventos de Massa”.  Saúde do viajante e planos de segurança, emergência, contingência e ação também fazem parte da pauta da reunião, que conta com representantes internacionais como o médico Ibrahim Abubakar, da Universidade de Londres, que fará palestra sobre as perspectivas globais para a prevenção de doenças infecciosas associadas a eventos de massa, e o professor da universidade de Zurique Robert Steffen, que falará sobre os riscos de saúde não comunicados durante os eventos de massa.

- Os conhecimentos adquiridos durante reunião servirão para aplicarmos e aprimorarmos o que estamos fazendo com as ações de prevenção e monitoramento para vigilância em saúde. As ferramentas de planejamento demonstradas pelos professores da University College London e da University of Zurich são mais um instrumento para nos prepararmos para garantir um evento com segurança sanitária a todos – explicou a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Hellen Miyamoto.

A manhã desta sexta-feira, dia 9 de novembro, será dedicada às discussões sobre as ações de saúde que serão realizadas no Carnaval de Salvador, como o planejamento estratégico da rede de urgência, estrutura organizacional da assistência e vigilância em saúde. A pauta do período da tarde será destinada ao debate das ações de promoção para a Copa 2014 e ao planejamento para a Copa das Confederações.

Câmara da Saúde – A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde e faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Entre os objetivos da Câmara, destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com os municípios-sedes.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...