De volta ao Píer Mauá, Fashion Rio e Rio-à-Porter ajustam-se ao novo Calendário Oficial da Moda Brasileira para melhor atender ao mercado .
Repórte
Rubem de Paula
Depois de uma breve passagem pelo Jockey Club e pela Casa FIRJAN da Indústria Criativa, o Fashion Rio e o Rio-à-Porter, salão de negócios do evento, retornam ao Píer Mauá entre os dias 6 e 9 de novembro. No dia 6, o Rio-à-Porter abre suas portas para compradores de todo Brasil, e, no dia seguinte, o Fashion Rio dará a largada para as coleções do Outono Inverno 2013. Além da volta ao Cais do Porto, esta edição da semana de moda marca um ajuste no Calendário Oficial da Moda Brasileira, necessário diante da demanda do mercado.
A partir de agora, o Fashion Rio passará a apresentar as coleções de inverno entre os meses de outubro e novembro e as de verão entre março e abril. “Esta mudança atende a uma demanda do próprio mercado. Com o novo calendário, as marcas e confecções terão um tempo maior entre a produção e a entrega das coleções”, esclarece a gerente do SENAI Moda e Design, Cristiane Alves. Ambientado com ilustrações de Filipe Jardim inspiradas no universo festivo dos cariocas, o Fashion Rio Outono Inverno 2013 será ainda palco para o lançamento do Guia Rio Capital da Moda 2013, que, pela primeira vez, ganha versão em aplicativo, disponibilizada gratuitamente em QR Code e no App Store.
“Esta nova ferramenta possibilitará uma enorme interatividade e praticidade para os leitores do guia, pois todo o sistema de buscas digitais do aplicativo terá localizadores”, ressalta a gerente do SENAI Moda e Design.
Além do lançamento do Guia, o Sistema FIRJAN apresentará em seu lounge uma programação especial, com a proposta de somar conhecimentos da Moda e do Design com o universo da Gastronomia e da Joalheria, dois setores propulsores da Indústria Criativa devido à rapidez com que captam e disseminam as tendências do mercado.
“A moda é o reflexo cultural, sociológico e artístico de todos os movimentos. A macrotendência é um acontecimento que muda todo o comportamento do público, e a moda é a primeira a absorver um marco histórico e transformá-lo em informação e produto, mas outras áreas vêm se mostrando grandes propulsoras com um potencial de mercado cada vez mais alto, como a Gastronomia e a Joalheria. Por isso, a ideia de celebrar estes conhecimentos em um evento de moda e design”, contextualiza a coordenadora do SENAI Moda e Design, Valéria Delgado.
Os frutos desta pesquisa de tendências tornam-se produtos carregados de linguagem e conhecimento e têm seu valor de mercado aumentado. Por isso, uma das grandes apostas da FIRJAN é o incentivo à Indústria Criativa. Isto é, uma indústria conectada, informada e capaz de lançar mão da mais simples matéria-prima e transformá-la em um cobiçado objeto de design e consumo. Os números comprovam. Segundo dados da FIRJAN, em 2010 o Rio empregou 974 mil trabalhadores na Indústria Criativa, o que representa 24% dos trabalhadores formais do Estado. Além disso, os trabalhadores da Indústria Criativa do Rio são os mais bem remunerados: a renda é 31% maior que nos demais núcleos.
Preview Verão 2014 – Com foco nesta premissa, a FIRJAN realiza, por meio do SENAI Moda e Design, uma grande pesquisa de tendências. Todo semestre, a equipe da instituição viaja pelo mundo para observar as grandes metrópoles e visitar as feiras de design para identificar as tendências de comportamento que influenciarão a moda. O objetivo é trazer esse conjunto de informações para as indústrias nacionais.
Para apresentar as macrotendências para o Verão 2014, o SENAI Moda e Design realiza na quarta-feira (7), às 11h, durante o Rio-à-Porter, palestra que trará uma análise de comportamento do consumo e dos pontos fortes dos desfiles internacionais.
jornalista / apresentador
rubenn dean
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