Sonho da alfabetização vira realidade em comunidades pacificadas

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT . 33.689-1RJ
Sonho da alfabetização vira realidade em comunidades pacificadas

Programa beneficia moradores jovens e adultos em áreas com Unidades de Polícia Pacificadora

Morador do Morro da Babilônia, o casal Maria Christina, 55 anos, e Adalberto Trigori, de 52, está aprendendo a ler e escrever na mesma sala de aula, montada por um programa de alfabetização do Sesi Cidadania.

O projeto oferece aulas de leitura e escrita, em 29 comunidades. Em 11 delas (Jardim Batan, Babilônia/Chapéu-Mangueira, Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, Providência, Borel, Mangueira/Tuiuti, Macacos, Alemão, Formiga, Fazendinha e Adeus/Baiana) há cursos para jovens e adultos.
Todos os dias, depois do trabalho, Adalberto e Maria vão para as aulas, realizadas em um espaço cedido pela associação de moradores da comunidade.

"Quando o pessoal do programa me chamou para participar, confesso que não levei muito a sério. Adalberto dizia que estava muito velho e que não tinha mais idade para aprender a ler e escrever. Mas estamos aqui, ensinando um ao outro", afirmou Maria.

O pedreiro trabalha nas obras dos prédios que estão sendo construídos na comunidade.

"Não conhecia letra nenhuma e nem sabia diferenciar número de letra. Agora, já sei até ler placa. Tenho mais facilidade para ler e ela para escrever", disse Adalberto.

A professora Elisa de Jesus acompanhou a alfabetização do casal. Moradora de Santa Teresa, ela nunca tinha dado aulas em comunidades.

"Venho de colégios considerados de elite. Sinto que meu mundo era muito limitado e estou descobrindo um novo agora. Aqui, eles ampliam a visão deles e eu amplio a minha também. A gente se aproxima sem marcar diferenças, mas buscando as semelhanças", afirmou Elisa. 

Iniciativa oferece diversas aulas

O Sesi Cidadania já teve a participação de 580 pessoas em aulas do Ensino Fundamental. Há classes de Idiomas, de Ensino Médio, de pré-Enem, de Informática e de Reforço Escolar.
Mais de sete mil pessoas já se formaram nos cursos de Educação Básica e dois mil nos de formação profissional. No Chapéu-Mangueira/Babilônia, em 2012, 14 adultos foram alfabetizados.]

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to ea...

That's it, everything in the family!!! That's all that's important to each one of us... family!!! Every family has its problems,...