REPÓRTER RUBENN DEAN . MAT . ABR . 2013/0143
MATÉRIA DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . PETRÓPOLIS .
Rua Teresa: diagnóstico e projetos para crescimento da indústria têxtil e sua principal vitrine
Faturamento
anual de R$ 240 milhões, um dos pilares do comércio da cidade, a Rua
Teresa tem hoje o desafio de ser a vitrine que vai consolidar
Petrópolis como a Capital da Moda do Estado do Rio, título conquistado
ano passado e que envolve a indústria têxtil. Juntos, os polos de vendas
de roupas e a indústria da confecção empregam 40 mil pessoas. A
despeito de fechamento de lojas e demissões nos setores, não existem
dados oficiais que comprovem um cenário dramático. Um estudo que faça um
diagnóstico preciso da sua condição atual da Rua Teresa e que projete
ações que possam garantir o crescimento nos próximos anos foi um pedido
encaminhado pelo deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) ao Secretário
de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno.
- A Rua
Teresa e a economia da cidade precisam de apoio, de infraestrutura, de
ações e de projetos. A Rua Teresa e o polo do Bingen são a vitrine de
toda uma indústria pulverizada nos quatro cantos da cidade,
principalmente pequenos e micro empreendedores, que é a indústria
têxtil, com mais de 800 empresas formais e um faturamento anual de R$
980 milhões. Identificar empecilhos e potenciais é o básico a ser
feito", avalia o deputado petropolitano.
Para
Bernardo Rossi, o papel do poder público é ajudar, é contribuir para o
fortalecimento de todos os setores da economia de Petrópolis. "O peso
que a cadeia da Moda tem hoje na economia da cidade não pode ser
desprezado. A evolução do PIB da cidade que em 2006 era de R$ 5,9
bilhões e hoje ultrapassa os R$ 7 bilhões, tem a contribuição do setor",
avalia.
A favor
da indústria têxtil, existe a chamada Lei da Moda, com diferenciação
tributária - ICMS a 2,5% - que foi prorrogada até 2018, um projeto
também assinado por Bernardo Rossi. Em função do imposto reduzido,
segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), o setor
têxtil, de 2002 a 2011, teve um crescimento de 44,67% e um aumento no
número de postos de trabalho na ordem de 26,44%.
-
Petrópolis vive a situação atípica de prejuízos em todo o turismo,
inclusive o de compra, por dois anos, 2011 e 2013, de chuvas marcadas
por perdas materiais e humanas. É claro que a Rua Teresa como toda a
economia precisa de incentivos para voltar a crescer. O potencial
existe, ele precisa ser apoiado", considera Bernardo Rossi.
Propaganda no metrô e verbas para folheteria e publicidade.
O
secretário estadual de Turismo, Ronald Azaro, garantiu verba de R$ 50
mil para ações de marketing da Rua Teresa. O estado vai investir ainda
em folheteria, anunciando na propaganda governamental Petrópolis como
Capital da Moda e iniciar uma campanha publicitária nos veículos e
estações do metrô carioca. As ações foram discutidas nesta quarta-feira
(22.05) entre o secretário, o deputado Bernardo Rossi, a presidente da
Associação da Rua Teresa (Arte), Cláudia Pires, e a guia de turismo
Gisele Goulart, representando a categoria.
Claudia
Pires apresentou ao secretário campanha, com verba própria, de R$ 30
mil, que vai ser colocada na mídia às vésperas do Inverno, para chamar
turistas e compradores para a alta temporada da cidade. Outro ponto
destacado na reunião é a possibilidade de uma parceria com a Fundação
de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para que a Rua Teresa passe a
oferecer cursos de inglês e espanhol para funcionários e guias.
- Nós
precisamos de todo o apoio que pudermos conseguir. É essencial que a
gente não divulgue só a Rua Teresa, mas a Rua Teresa associada a
Petrópolis, que é a Cidade Imperial, cidade turística, além de Capital
da Moda do Estado do Rio de Janeiro. Assim como façamos investimentos
que ofereçam benefícios também àqueles que lidam com os nossos
clientes”, analisa a presidente da Arte.
MATERIA DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . PETRÓPOLIS .
jornalista . rubenn dean
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eddie rubenn dean murphy
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