MATÉRIA DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . PETRÓPOLIS .

REPÓRTER RUBENN DEAN . MAT . ABR . 2013/0143
 
MATÉRIA DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . PETRÓPOLIS .
 
Rua Teresa: diagnóstico e projetos para crescimento da indústria têxtil e sua principal vitrine

Faturamento anual de R$ 240 milhões, um dos pilares do comércio da cidade, a Rua Teresa tem hoje o desafio de ser a vitrine  que vai consolidar Petrópolis como a Capital da Moda do Estado do Rio, título conquistado ano passado e que envolve a indústria têxtil. Juntos, os polos de vendas de roupas e a indústria da confecção empregam 40 mil pessoas. A despeito de fechamento de lojas e demissões nos setores, não existem dados oficiais que comprovem um cenário dramático. Um estudo que faça um diagnóstico preciso da sua condição atual da Rua Teresa e que projete ações que possam garantir o crescimento nos próximos anos foi um pedido encaminhado pelo deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno. 
- A Rua Teresa e a economia da cidade precisam de apoio, de infraestrutura, de ações e de projetos. A Rua Teresa e o polo do Bingen são a vitrine de toda uma indústria pulverizada nos quatro cantos da cidade,  principalmente pequenos e micro empreendedores, que é a indústria têxtil, com mais de 800 empresas formais e um faturamento anual de R$ 980 milhões. Identificar empecilhos e potenciais é o básico a ser feito", avalia o deputado petropolitano.
Para Bernardo Rossi, o papel do poder público é ajudar, é contribuir para o fortalecimento de todos os setores da economia de Petrópolis. "O peso que a cadeia da Moda tem hoje na economia da cidade não pode ser desprezado. A evolução do PIB da cidade que em 2006 era de R$ 5,9 bilhões e hoje ultrapassa os R$ 7 bilhões, tem a contribuição do setor", avalia.  
A favor da indústria têxtil,  existe a chamada Lei da Moda, com diferenciação tributária - ICMS a 2,5%  - que foi prorrogada até 2018, um projeto também assinado por Bernardo Rossi. Em função do imposto reduzido, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), o setor têxtil, de 2002 a 2011, teve um crescimento de 44,67% e um aumento no número de postos de trabalho na ordem de 26,44%.
- Petrópolis vive a situação atípica de prejuízos em todo o turismo, inclusive o de compra, por dois anos, 2011 e 2013, de chuvas marcadas por perdas materiais e humanas. É claro que a Rua Teresa como toda a economia precisa de incentivos para voltar a crescer. O potencial existe, ele precisa ser apoiado", considera Bernardo Rossi.

Propaganda no metrô e verbas para folheteria e publicidade.
 
O secretário estadual de Turismo, Ronald Azaro, garantiu verba de R$ 50 mil para ações de marketing da Rua Teresa. O estado vai investir ainda em folheteria, anunciando na propaganda governamental Petrópolis como Capital da Moda e iniciar uma campanha publicitária nos veículos e estações do metrô carioca. As ações foram discutidas nesta quarta-feira (22.05) entre o secretário, o deputado Bernardo Rossi,  a presidente da Associação da Rua Teresa (Arte), Cláudia Pires, e a guia de turismo Gisele Goulart, representando a categoria.
Claudia Pires apresentou ao secretário campanha, com verba própria, de R$ 30 mil, que vai ser colocada na mídia às vésperas do Inverno, para chamar turistas e compradores para a alta temporada da cidade. Outro ponto  destacado na reunião é a possibilidade de uma parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para que a Rua Teresa passe a oferecer cursos de inglês e espanhol para funcionários e guias.
- Nós precisamos de todo o apoio que pudermos conseguir. É essencial que a gente não divulgue só a Rua Teresa, mas a Rua Teresa associada a Petrópolis, que é a Cidade Imperial, cidade turística, além de Capital da Moda do Estado do Rio de Janeiro. Assim como façamos investimentos que ofereçam benefícios também àqueles que lidam com os nossos clientes”, analisa a presidente da Arte.
 
MATERIA DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . PETRÓPOLIS .
 
jornalista . rubenn dean
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