Senac Rio Fashion Business: Fecomércio-RJ leva 78 marcas fluminenses para o evento
Pequenas empresas ganham catálogo exclusivo para as coleções outono-inverno
A
19ª edição do Senac Rio Fashion Business, maior bolsa de negócios de
moda da América Latina, que acontece de 10 a 13 de janeiro, no Jockey
Club Brasileiro, contará com a criatividade e a moda sustentável de 78
marcas de pequenas e microempresas de 17 cidades do Rio de Janeiro. Elas
fazem parte do Núcleo Criativo da Fecomércio-RJ, programa da
instituição que tem por objetivo inserir a moda carioca e fluminense nos
mercados nacional e internacional, por meio do desenvolvimento de
soluções para o fortalecimento das empresas.
Cada
um dos 15 estandes representa uma unidade do programa Núcleo Criativo.
As marcas que apresentarão a milhares de compradores do Brasil suas
coleções outono-inverno são as das cidades de Angra dos Reis, Araruama,
Armação de Búzios, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes,
Itaperuna, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de
Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis, Três Rios, Valença e Volta Redonda.
Em relação à última mostra outono-inverno, em janeiro de 2011, houve
aumento de 12 para 15 estandes (25%) de Núcleos Criativos.
Petrópolis apresenta 6 marcas na bolsa de negócios
Um
dos grandes sucessos da bolsa de negócios da moda, o Núcleo Criativo de
Petrópolis, da Fecomércio-RJ, marca sua quinta presença no Senac Rio
Fashion Business, com seis marcas de moda feminina selecionadas pelo
Sindicato de Comércio Varejista de Petrópolis. São elas a Empório
Josephina, que estará pela quarta vez na Marina da Glória, a Mananciais,
a Calabrote, e as estreantes Detonação, Off Rio, Branca Maria e
Watercolor.
Catáligo de coleções
- Para ampliar as oportunidades de as pequenas e microempresas gerarem
negócios, a Fecomércio-RJ está patrocinando um catálogo de coleções para
os Núcleos Criativos. Em formato de revista de moda, terá editoriais
com os looks, além de apresentar os produtos que estarão expostos
pelas marcas. Ao todo, serão impressos 10 mil exemplares para
distribuição durante o evento. A produção do catálogo contou com a
participação de instrutores de fotografia, maquiagem e cabelo do Senac
Rio.
Inserção na moda - Os
Núcleos Criativos foram criados em 2009 pela Fecomércio-RJ em parceria
com os sindicatos de comércio de cada município. O programa desenvolve
soluções para o fortalecimento das pequenas e microempresas de moda.
Entre estas soluções, destacam-se a consultoria com profissionais
especializados em moda e a capacitação, ao longo do ano, em temas de
gestão empresarial.
Como
lembra Orlando Diniz, presidente da Fecomércio-RJ, apoiadora do evento,
a qualidade e a criatividade são as principais marcas da moda do Rio de
Janeiro, um dos setores que mais emprega no estado e que tem a
capacidade de promover a cultura e a identidade fluminenses: “Por meio
da moda, promovemos pessoas empreendedoras, capazes de movimentar os
mercados brasileiro e internacional com suas pequenas e microempresas.
E, também, apostamos na constante qualificação dos profissionais que
trabalham nas diversas atividades que compõem esta cadeia. É por este
motivo que a Fecomércio-RJ apoia e o Senac Rio patrocina este importante
evento do segmento. O Senac Rio Fashion Business é a grande vitrine
dessa fantástica rede de competências que não para de criar e
surpreender”, diz.
O
mercado fluminense de moda envolve cerca de 201,3 mil empregos formais
(4,9% do total do estado) e 47,2 mil estabelecimentos (9,0% do total do
estado), segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. O comércio
de bens, serviços e turismo é o principal empregador deste segmento no
estado, responsável direto por aproximadamente 115,3 mil postos de
trabalho. O segmento de serviços corresponde a 17,3% dos
estabelecimentos e cerca de 12,8% dos empregos.
Destaques - Uma
das apostas da 19ª edição do Senac Rio Fashion Business - assinala Luiz
Felipe Rocha de Carvalho, coordenador de estilo dos Núcleos Criativos -
é a moda infantil, segmento no qual empresas cariocas e fluminenses
exportam para todo o Brasil. O estande voltado à moda para crianças
contará com sete marcas – entre elas, a estreante carioca Minihumanos.
Criatividade – O
toque de criatividade fica por conta do uso de materiais recicláveis –
madeira, garrafas de Pet, coador de café, sobras de tecido, fios e papel
– e fibras naturais na confecção de bijous, bolsas, roupas e
acessórios. Felipe Rocha chama a atenção ainda para os trabalhos de
alguns dos 22 estreantes no evento, como as bolsas em fibras naturais da
Associação de Artesãs de Valença, do Núcleo Criativo de Valença, também
debutando, além das seis novas marcas selecionadas para o Núcleo
Criativo de Três Rios e Miguel Pereira.
Evolução - Desde
a primeira edição do Senac Rio Fashion Business, em maio de 2010, os
Núcleos Criativos cresceram significativamente. E isso ocorreu, lembra
Vanessa Rocha, coordenadora do programa, pelo aumento do número de
unidades regionais e de empresas participantes.
Em
maio de 2010, apresentaram-se 42 marcas de 14 cidades em oito Núcleos
Criativos. Já a última mostra outono-inverno, em janeiro de 2011, contou
com 12 Núcleos Criativos de 15 cidades e 51 marcas. Em maio de 2011, a
mostra primavera-verão teve a participação de 14 Núcleos Criativos, com
78 marcas.
Atualmente,
o programa já está organizado em 16 núcleos, em parceria com o mesmo
número de sindicatos regionais do comércio, e registra 155 empresas
cadastradas. Vanessa Rocha acrescenta que a seleção para participar do
Senac Rio Fashion Business é a parte final do criterioso processo de
qualificação para a inserção da moda fluminense nos mercados nacional e
internacional.
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